Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

RACISMO

Internautas se revoltam após Carioca fazer blackface em A Fazenda 12

Reprodução/Record

Carioca com o corpo pintado, de peruca crespa e nariz avantajado

O humorista Carioca fazendo blackface em paródia de Luiz Carlos, do Raça Negra, em A Fazenda 12

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 16/10/2020 - 8h27

O humorista Márvio Lúcio, conhecido como Carioca, gerou revolta nas redes sociais na noite da última quinta-feira (15), após fazer blackface no seu quadro em A Fazenda 12, da Record. A ideia dele era zombar de Luiza Ambiel, que teve um envolvimento conturbado no passado com o cantor de pagode Luiz Carlos, que é negro.

O comediante pintou o rosto, colocou peruca de cabelo crespo e incluiu na caracterização um nariz avantajado. Tudo para fazer referência às características do vocalista do grupo de pagode Raça Negra. Ele ainda cantou uma paródia da música É Tarde Demais, sucesso na época do rompimento dele com a ex-banheira do Gugu.

A peoa, aliás virou assunto entre os fãs da atração após se incomodar com Lidi Lisboa e Tays Reis cantando o hit do conjunto de Luiz Carlos. Ela encarou a cantoria das duas como uma possível provocação.

"Justo a música que o Carlos ficou falando que ele fez para mim, entendeu? Vai falar que é coincidência? Tanta música para cantar e vai cantar bem alto, e eu estou ali, com os meus palitinhos, resolvendo o negócio da limpeza!", disse Luiza, que começou a chorar logo em seguida.

Na manhã desta segunda-feira (16), o nome de Carioca ainda estava entre os assuntos mais comentados do Twitter pela enxurrada de críticas que recebeu do público.

Confira abaixo a repercussão negativa do assunto:

O que é blackface?

O blackface é uma prática muito conhecida há 200 anos e trata-se de pintar a pele de cor diferente. Contudo, ela sempre foi usada para ridicularizar pessoas negras com o intuito de entreter os brancos.

Estereótipos negativos vinham associados às piadas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Ele se torna ofensivo por pregar estereótipos negativos sobre negros, o que configura racismo.


Saiba tudo que acontece em A Fazenda com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#13 - Quem são os protagonistas de A Fazenda 12?" no Spreaker.


Últimas de A Fazenda 12

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você acha que a Globo deu um tiro no pé em reprisar uma novela tão recente como A Força do Querer?

Sim, 2017 é logo ali
21.51%
Não, a novela merece ganhar esse espaço atual
18.72%
Vacilaram, tinham outras opções
42.02%
Não vejo, não sou capaz de opinar
17.74%