BITOCA NO NARIZ
LOURIVAL RIBEIRO/SBT
Bozo está de volta ao SBT após 12 anos; licenciamento de produtos é "menina dos olhos"
Um pedido de Silvio Santos (1930-2024) está diretamente ligado à volta de Bozo ao SBT após 12 anos. O apresentador sempre deixou claro às herdeiras de que a emissora deveria investir no público infantil, mesmo com todas as dificuldades existentes --como a norma da Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança do Adolescente) que limitou a propaganda voltada para crianças nos meios tradicionais desde 2014.
Uma fonte do Notícias da TV nos bastidores explica que isso também não significa que a empresa não vai lucrar com a chegada do palhaço. Pelo contrário, o acordo com a Send in The Bozos LLC --detentora dos direitos do personagem-- tem cláusulas bastante vantajosas para a rede dos Abravanel.
Uma das principais fontes de renda seria o licenciamento de produtos, que já foi muito importante em outras épocas, como na primeira versão de Chiquititas (1997-2001). Brinquedos, álbuns de figurinhas e até kits de festa são alguns exemplos de itens que poderão eventualmente ajudar a encher os cofrinhos do Grupo Silvio Santos.
Recentemente, o SBT até mesmo reestruturou essa área com a chegada de Betina Gradim como head de licenciamento. Ela responde diretamente a Vicente Varella, diretor de operações comerciais e inteligência de mercado. Na quinta (30), a equipe ainda foi reforçada com a contratação de Paulo Siqueira --agora responsável pela área de vendas comerciais.
Bozo igualmente vai ampliar a estratégia digital da emissora, com seus programas antigos, desenhos e outros conteúdos sendo disponibilizados no +SBT. Com isso, o serviço de streaming pode ampliar a sua base de usuários, o que é positivo, já que a sua principal fonte de financiamento é a publicidade --ao contrário do Globoplay, por exemplo, que fatura com assinaturas.
A reportagem também procurou profissionais no mercado publicitário para descobrir como a nova estratégia do SBT foi recebida. O consenso é de que a volta de Bozo é um acerto. Uma fonte destacou que os pais de hoje em dia foram justamente as crianças que cresceram com o palhaço nos anos 1980 e 1990 --com a nostalgia como fator fundamental para a decisão de compra.
O Notícias da TV ainda apurou que, mesmo com mudanças na diretoria do SBT, nunca se falou sobre mudar as orientações de Silvio a respeito do público infantil. Não à toa, a emissora mantém o Sábado Animado e o Feriadão SBT no ar, mesmo não sendo tão interessantes junto ao mercado publicitário.
O "homem do baú" não só considerava a função social da TV em fornecer entretenimento para essa faixa, mas também estava de olho nas pessoas que futuramente viriam assistir à programação adulta. Ou seja, investir em conteúdo infantojuvenil era investir também na renovação do público do próprio SBT.
Desde 2014, a legislação brasileira considera que a publicidade voltada para crianças e adolescentes no Brasil é abusiva. Com uma trava em sua principal fonte de lucro, a venda de horários e de ações comerciais, as emissoras deixaram as atrações para esse público de lado. A Globo mantém apenas alguns especiais e os filmes da Sessão da Tarde, enquanto a Record exibe desenhos nas manhãs de domingo.
A Band até tem conteúdo infantil no final de semana, mas o Band Kids chega a dar traço no Ibope. O SBT é a única entre as quatro maiores a realmente ter uma programação infantojuvenil.
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