Televisão

PRIMEIRA NEGRA

Maju Coutinho estreia na bancada do Jornal Nacional e ganha elogios ao vivo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maria Júlia Coutinho, a Maju, na estreia como âncora do Jornal Nacional no sábado (16): elogiada ao vivo e na web - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maria Júlia Coutinho, a Maju, na estreia como âncora do Jornal Nacional no sábado (16): elogiada ao vivo e na web

REDAÇÃO - Publicado em 16/02/2019, às 21h13

Maria Júlia Coutinho estreou neste sábado (16) como âncora do Jornal Nacional. O debute da primeira mulher negra na bancada do principal jornalístico da televisão brasileira rendeu elogios ao vivo. Seu companheiro de apresentação, Rodrigo Bocardi, e o responsável pelo mapa-tempo, Tiago Scheuer, felicitaram a colega.

No momento de apresentar a previsão do tempo, o protocolo do telejornal foi completamente ignorado. "Hora da previsão do tempo... E agora?", começou Rodrigo Bocardi. "Agora eu vou passar por uma situação superinusitada", respondeu Maju. "Peraí, nós vamos até São Paulo", falou o jornalista.

O âncora, então, se levantou da bancada e começou a caminhar em direção ao telão, mas parou no meio do caminho. "Mas pensando melhor, eu acho que não é justo, né? Você me dá a honra e o prazer de você seguir esse caminho e buscar as informações da previsão do tempo. Até porque isso é área de vocês", disse Bocardi.

"Seguirei... Que inusitado! Muito obrigado, Rodrigo, seguirei", comentou Maju, se dirigindo até o telão em que costuma aparecer durante suas conversas diárias com William Bonner. "Tiago Scheuer, que prazer estar aqui do outro lado do balcão falando com você, boa noite, prazer falar contigo."

"O prazer é meu, Maju. Primeiro lugar, bem-vinda, boa sorte, ainda mais sucesso pra você que é uma pessoa iluminada, muito gente boa, todo mundo sabe disso, a gente adora ter você como colega. Boa sorte aí nesse novo desafio que começa pra ti. A gente tá na torcida aqui, tá bom?", comentou o único homem do mapa-tempo. "Obrigada", falou Maria Júlia.

"Rodrigo, eu agradeço a sua parceria e a vocês que estão em casa, a companhia. Até a próxima", disse Maju no fim do jornal. "Foi um prazer pra mim, muito obrigado. Eu tô feliz", respondeu Bocardi. "Eu também", concordou a âncora. "Obrigado por ajudar a levar as notícias hoje pra todo mundo", completou o jornalista.

Em nova função, Maju Coutinho chama Tiago Scheuer para apresentar a previsão do tempo

Além dos elogios ao vivo, Maju também foi celebrada na web. "Maju Coutinho no Jornal Nacional agora. Reafirmando porque é significativo para nós, mulheres negras. Representatividade importa, sim!", escreveu a usuária Gi no Twitter.

Enquanto estavam subindo os créditos, Maria Júlia Coutinho desceu do estúdio com Rodrigo Bocardi e, chegando na redação, levantou um dos braços em comemoração pela estreia e foi aplaudida pelos colegas de trabalho. Assista:

Maria Júlia aparece diariamente no JN desde abril de 2015, quando o noticioso passou por uma reformulação, ficando mais informal. Em junho de 2017, ela virou plantonista do Jornal Hoje --situação em que ganhou muitos elogios do público. Na época, passou por quatro meses de testes até se sentir pronta para assumir o cargo.

Na Globo desde 2007, Maria Júlia trabalhou durante cinco anos como repórter até passar a apresentar a previsão do tempo, em 2013, no Globo Rural. Teve passagens também pelo Bom Dia Brasil, Hora Um, Bom Dia São Paulo e Jornal Hoje. Atualmente, além do Jornal Nacional, ela faz a meteorologia no SP2 e participa do programa Papo de Almoço na Rádio Globo.

Chegar ao posto de plantonista do Jornal Nacional é um sinal de prestígio na emissora. Além de Maria Júlia, exercem essa função apresentadores como Rodrigo Bocardi, Heraldo Pereira, Flávio Fachel, Dony De Nuccio e César Tralli. O último só conseguiu a vaga após 25 anos na Globo.

Veja algumas reações na web:

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Kaio Cézar no comando do Globo Esporte Ceará: apresentador pediu demissão ao vivo - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

ASSISTA AO VÍDEO

Apresentador pede demissão ao vivo: 'Não abro mão do respeito'

Após vencer prova do anjo do Big Brother Brasil 19, Carol Peixinho aplica castigo do monstro da semana - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

VENCEU A PROVA

BBB19: Carol Peixinho é o novo anjo; Hariany e Paula estão no castigo do monstro

O presidente Donald Trump durante discurso realizado na sexta-feira (16): na CBS, público não viu - Reprodução/Casa Branca

SEM MORAL

TV dos EUA corta discurso de Trump para exibir game show

O ator Rodrigo Santoro como o pistoleiro Hector Escaton em cena da série Westworld, da HBO - Divulgação/HBO

REPRISAL

Rodrigo Santoro treina para série gringa em comunidade do Rio de Janeiro

Chris Flores e Patricia Maldonado foram duas das apresentadoras que passaram pelo Troca de Família - Reprodução/Instagram

Ex-Troca de Família

Por onde andam as ex-apresentadoras do Troca de Família?

Marina Ruy Barbosa interpreta a protagonista Luz em O Sétimo Guardião: falta história - Reprodução/TV Globo

CRÍTICA

Com acertos e desastres, O Sétimo Guardião é uma grande decepção

+ Lidas

1

Mais dez mulheres vão à polícia contra repórter da Record acusado de assédio

2

Repórter da Record é acusado de assediar pelo menos 12 mulheres

3

Repórter que acusou Datena de assédio sexual recebe novo diagnóstico

4

Dê adeus ao faroeste em A Dona do Pedaço: Veja 5 bafos da próxima fase

5

No segundo dia, Topíssima cresce, surpreende Record e desponta como hit

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual sua novela preferida atualmente?

Últimas notícias

Susana Vieira em foto tirada em sua casa, em abril deste ano; a atriz estará de volta à Globo em novela das seis - Reprodução/Instagram
Gisela (Débora Nascimento) flagrará Patrick (Klebber Toledo) com outra mulher e ficará arrasada em Verão 90 - Divulgação/Globo
Juliana Paes em cena de A Dona do Pedaço que Maria da Paz foge do Espírito Santo para São Paulo - Divulgação/TV Globo
Bruno Gagliasso e Paolla Oliveira são dois atores atualmente na Globo que começaram a carreira no SBT - Reprodução/TV Globo