Televisão

NA BAHIA

Afiliada da Globo entra em crise com coronavírus e anuncia corte de 25% de salários

Reprodução/Rede Bahia

A apresentadora Jessica Senra em edição de 6 de abril do Bahia Meio Dia, da Rede Bahia

A apresentadora Jessica Senra no Bahia Meio Dia, da Rede Bahia: afiliada vai cortar salários

REDAÇÃO - Publicado em 07/04/2020, às 13h19

A crise do coronavírus já mexe com as finanças das emissoras. A Rede Bahia, afiliada da Globo com sede em Salvador, anunciou na segunda-feira (6) que vai cortar 25% dos salários de seus colaboradores, assim como suas jornadas de trabalho. Em troca, a empresa se compromete a manter os empregos de todos durante, pelo menos, 180 dias.

A decisão começa a valer a partir do dia 15 e segue o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda do Governo Federal, criado em medida provisória de 1º de abril. Para complementar a renda, os trabalhadores receberão mensalmente do governo federal um benefício correspondente a 25% do valor do seguro desemprego a que teriam direito.

"Neste cenário tão adverso, no qual temos visto uma redução acelerada da atividade econômica e consequentes impactos nas nossas receitas, temos nos dedicado em buscar soluções para simultaneamente garantir o equilíbrio financeiro das operações e a preservação dos postos de trabalho", informa comunicado distribuído pela Rede Bahia a seus colaboradores, ao qual o Notícias da TV teve acesso.

"Nos termos da medida provisória, será garantido ao colaborador a manutenção do seu emprego pelo período de vigência desta redução de 90 dias e por outros 90 dias subsequentes", continua o texto.

A afiliada notifica ainda que a redução de 25% não valerá apenas para o salário-base, mas para quase todas as verbas salariais, inclusive comissões, gratificações por função, prorrogações de jornada, acúmulos de função e bônus por produtividade.

Com relação ao banco de horas, a Rede Bahia determinou que nenhum funcionário em esquema de home office poderá trabalhar além do seu expediente normal. Com relação a horas extras anteriores, a elas levarão até 18 meses para serem pagas.

O comunicado da Rede Bahia a seus colaboradores não deixa claro o que acontecerá com funcionários que não aceitarem o acordo individual de redução de salário e jornada. Apesar de essa ser uma questão no tira-dúvidas do informe distribuído, a resposta foge do assunto.

"Todos os colaboradores que aderirem ao acordo terão garantia do seu emprego durante o prazo de vigência do acordo individual (90 dias) e após o encerramento do acordo com igual período de duração (90 dias)", desconversa a empresa. Nos bastidores, há o temor de que o destino de quem não aceitar abrir mão de um quarto do salário será a demissão.

"A empresa tem consciência do quanto essas ações vão impactar na vida de cada colaborador e acredita na compreensão por parte de todos, para que juntos sejam superados estes momentos difíceis", finaliza o comunicado.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Montagem de fotos com Babu, Flayslane e Marcela, que estão no paredão do Big Brother Brasil 20

PAREDÃO DISPUTADO?

Enquete BBB20 indica quem sai entre Babu, Flayslane e Marcela; veja porcentagens

Foto publicada no Instagram em que aparece os atores Bruce Willis e Demi Moore, com a filha do casal Tallulah Belle Willis e o genro Dillon Buss

EX-CASAL

Mesmo separados, Bruce Willis e Demi Moore estão juntos na quarentena

A personagem Carminha (Adriana Esteves) segura duas taças de champanhe em cena de Avenida Brasil

AUDIÊNCIAS DE 6/4/2020

Avenida Brasil supera Novo Mundo e Malhação e vira 3ª novela mais vista da Globo

O ator Bruno Gagliasso com a mulher, Giovanna Ewbank, em vídeo publicado no YouTube

INTIMIDADE

Grávida, Gio Ewbank revela qual posição sexual não faz mais

+ Lidas

1

Globo dispensa atriz de Amor de Mãe: 'Decisão da empresa'

2

Fina Estampa: Griselda espia queda de rival como reality show

3

Totalmente Demais: Carolina tripudia desgraça de Arthur

4

Maltratada por Luciana Gimenez ressuscita bafão: 'Não tive filho no canil'

5

Cassandra 'fura olho' da irmã por boy rico em Totalmente Demais

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Na casa de que famoso você passaria a quarentena?

Últimas notícias

Montagem com Álvaro (Wolf Maia) e Tereza Cristina (Christiane Torloni) em cena de Fina Estampa
A atriz Marina Ruy Barbosa segura um buquê de flores como a Eliza e olha para Felipe Simas, de costas com uma mochila marrom, caracterizado como o Jonatas em cena de Totalmente Demais
A atriz Agatha Moreira caracterizada como Domitila sentada em uma poltrona, segura firme os braços, em expressão de raiva em cena de Novo Mundo
Três carros de Fórmula 1 sendo preparados para corrida em pista na Áustria