Carregando...

NO DISNEY+

Série de Jean Charles é ferida aberta para brasileiro na Inglaterra: 'Poderia ser eu'

Reprodução/Disney+

O brasileiro Rodrigo Ternevoy em cena da série Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto por Engano

Compartilhe
  │ 

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 18/4/2025 - 16h00

O Disney+ estreia no próximo dia 30 a minissérie britânica Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto por Engano, sobre o eletricista executado pela polícia de Londres em uma estação de metrô após ser confundido com um terrorista. Para o ator Rodrigo Ternevoy, que interpreta o irmão da vítima, trabalhar na produção foi como revisitar uma ferida aberta. "Poderia ter sido eu", diz ele.

Antes de trabalhar como ator na Europa, Ternevoy era bancário no Brasil e pensava em fazer intercâmbio para aprimorar seu inglês. Um dos lugares que ele cogitava estudar era justamente Londres. O assassinato de Jean Charles de Menezes (1978-2005) fez com que ele mudasse seus planos e optasse pela Irlanda --onde acabou ficando e fazendo a transição de carreira.

"Eu me lembro de ver muitas notícias sobre aquele caso na TV. Estava começando a planejar meu intercâmbio, e aquilo me deixou muito entristecido. Era algo surreal, não fazia sentido um inocente ser morto pela polícia. Lembro que pensei muito nos meus pais, em como seria para eles se algo assim acontecesse comigo. Só pensava: 'Poderia ter sido eu'", conta ele.

"Acho que meu subconsciente acabou me jogando para a Irlanda. Eu comecei a pensar com muito mais carinho... E com mais medo, talvez... Se ir para a Inglaterra na época seria mesmo uma boa ideia. Era um lugar que estava mandando muita gente embora, assim que chegavam no aeroporto mesmo, e acho que eu não me sentiria seguro", recorda Ternevoy ao Notícias da TV.

Depois de seis anos na novela irlandesa Fair City, Rodrigo se mudou para a Inglaterra e acabo --onde o mercado audiovisual é muito maior-- e se deparou com os testes para Caso Jean Charles. "O diretor de elenco só disse que precisava de atores brasileiros para uma série do Disney+, mas eu não sabia o que era exatamente, porque tudo era muito confidencial. Meu teste era para outro papel, que eu não peguei, mas gostaram de mim e me chamaram para fazer o teste para o Giovani também, e aí deu certo", ressalta o artista.

Após ser escalado e começar a fazer pesquisas sobre todo o caso e sobre o irmão de Jean Charles, Ternevoy sentiu o peso do drama que ajudaria a contar. "Já me veio uma coisa muito forte, essa responsabilidade da vida real. Não é alguém que você cria do nada. E é uma história que não foi terminada. Então, ao mesmo tempo que fiquei feliz por ter conseguido o papel, também fui atingido por essa história potente, que precisa ser compartilhada."

O ator preferiu não conhecer o Giovani da vida real e construiu o personagem em cima dos roteiros e da pesquisa que fez com informações disponíveis na internet sobre o irmão de Jean Charles. "É uma ferida tão grande que eu não quis ser a pessoa a reabrir, entende? Acho que 20 anos se passaram, as cicatrizes podem estar menos dolorosas, mas ainda existem. Dava para fazer o papel sem precisar cruzar essa linha tão tênue", diz ele à reportagem.

Ele também optou por não assistir ao filme Jean Charles (2009), no qual Selton Mello interpretou a vítima da polícia britânica. "Fui ler sobre, vi que é uma pegada muito diferente, é sobre a vida do Jean, enquanto a série é muito mais sobre o governo e a polícia. Como ela é feita em cima de fatos, áudios, transcrições, quase que um documentário, apesar de não ser, achei melhor não pegar nenhum material que fugisse disso. Mas agora que já gravei, estou louco para assistir", confessa.

Os quatro episódios de Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto por Engano serão disponibilizados no Disney+ no próximo dia 30. Confira o trailer:

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Disney+

Rodrigo Ternevoy

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também