REESTREIA HOJE
ACERVO/TV GLOBO
Alexandre (Guilherme Fontes) é preso e comete suicídio na cadeia na novela A Viagem, da Globo
A partir desta segunda-feira (12), a Globo volta a exibir no Vale a Pena Ver de Novo a novela A Viagem, um dos maiores sucessos do horário das sete, originalmente exibida em 1994. A trama espírita e emocionante traz um drama familiar e amor transcendental.
Remake da novela homônima de 1975 da TV Tupi, também de autoria de Ivani Ribeiro (1922-1995), A Viagem explora com sensibilidade temas como vida após a morte, obsessão espiritual e perdão, baseando-se na doutrina espírita de Allan Kardec (1804-1869).
É uma narrativa profunda sobre as consequências das escolhas humanas e o poder da redenção, mesmo depois da morte. O fio condutor da história é Alexandre (Guilherme Fontes), um jovem rico e desequilibrado que, ao tentar roubar o cofre da empresa em que trabalha, acaba matando um colega.
Preso por delação do irmão, Raul (Miguel Falabella), e do cunhado, Téo (Mauricio Mattar), e sem conseguir a defesa do renomado advogado Otávio Jordão (Antonio Fagundes), Alexandre comete suicídio na prisão.
No plano espiritual, ele é levado ao Vale dos Suicidas e retorna à Terra para atormentar aqueles que considera culpados por sua tragédia. Sua fúria desencadeia uma série de tragédias e transformações, interferindo diretamente nas vidas de Téo, Raul, Otávio e muitos outros.
O embate entre Alexandre e os vivos é contrabalanceado pela força do amor entre Diná (Christiane Torloni), sua irmã, e Otávio, advogado que inicialmente se recusou a ajudá-lo. O casal se aproxima após a condenação de Alexandre, e seu romance ultrapassa os limites da vida terrena.
Quando Otávio morre, Diná adoece, não resiste e reencontra o amado no plano espiritual. Unidos no Além, eles passam a trabalhar para frear as ações vingativas do espírito de Alexandre.
Diversos núcleos se entrelaçam ao longo da trama. O médico espiritualista Alberto, vivido por Cláudio Cavalcanti (1940-2013), tenta ajudar a família de Alexandre a compreender os fenômenos espirituais que os rodeiam. Ele também vive uma história de amor com Estela (Lucinha Lins), irmã de Diná.
Já a jovem Lisa (Andrea Beltrão), ex-namorada de Alexandre, sofre com o comportamento violento de Téo, que se transforma sob a influência do espírito.
Guiomar (Laura Cardoso), sogra de Raul, vira sua inimiga da noite para o dia. Já Tato (Felipe Martins), filho de Otávio, entra em uma espiral de rebeldia. Todos são, de alguma forma, tocados pelo ódio persistente de Alexandre.
O elenco é um dos trunfos da produção, com atuações memoráveis de Guilherme Fontes, Christiane Torloni, Antonio Fagundes, Miguel Falabella, Lucinha Lins, Laura Cardoso, Cláudio Cavalcanti e outros nomes.
Destaque também para os coadjuvantes que dão leveza e humor à história, como Tibério (Ary Fontoura), Cininha, interpretada por Nair Bello (1911-2007), e os moradores da pensão que funcionam como um núcleo popular, divertido e afetivo.
Dona Maroca (Yara Cortes 1921-2002) - Mãe de Raul, Diná, Estela e Alexandre. Mora com Diná. Mulher bondosa e meiga, que adora a neta Patty (Viviane Ribeiro).
Estela (Lucinha Lins) - Filha de dona Maroca, irmã de Diná, Raul e Alexandre. Inteligente, forte, cria sozinha a filha adolescente, Bia (Fernanda Rodrigues), porque o marido, Ismael (Jonas Bloch), a abandonou há muitos anos. É mais fechada e contida do que a irmã, com quem tem uma forte ligação.
Bia (Fernanda Rodrigues) - Filha de Estela e Ismael, sonha com a volta do pai. Sai todos os dias de bicicleta à sua procura, idealizando a figura paterna.
Ismael (Jonas Bloch) - Pai de Bia, ex-marido de Estela, mau-caráter que abandonou mulher e filha. Ele retorna disposto a conquistar a confiança da jovem, embora não tenha apego por ela.
Patty (Viviane Ribeiro) - Filha de Téo e Diná.
Guiomar (Laura Cardoso) - Mãe de Andrezza (Thaís de Campos), sogra de Raul, de quem gosta como se fosse um filho. Em determinado momento, sob a influência do espírito de Alexandre, passa a detestar o genro, sem que ninguém entenda a razão.
Andrezza (Thaís de Campos) - Filha de Guiomar, mulher de Raul (Miguel Falabella). Vive muito bem com o marido e não entende como a sua vida muda de uma hora para a outra.
Tato (Felipe Martins) - Filho mais velho de Otávio Jordão, irmão de Dudu (Daniel Ávila). Adora o pai, que considera seu amigo e ídolo. No começo da trama é um mauricinho. Depois, torna-se um rebelde.
Doutor Alberto (Cláudio Cavalcanti) - Amigo de Otávio e médico da família. Espiritualista. Envolve-se com Estela.
Lisa (Andrea Beltrão) - Namorada de Alexandre. Bonita e sofrida, sustenta a casa, já que o pai vive desempregado, e o irmão é um músico sonhador e sem dinheiro. Ao longo da trama, envolve-se com Téo.
Agenor (John Herbert 1929-2011) - Pai de Lisa e Zeca (Irving São Paulo 1964-2006), homem simples e rude. Está sempre procurando emprego, mas não aceita nenhum porque acha todos aquém da sua capacidade.
Carmem (Suzy Rêgo) - Jovem e bonita, se enfeia para trabalhar na locadora de Diná porque conhece os ciúmes da patroa. Teve um amor misterioso no passado. No decorrer da trama, descobre-se que foi noiva do mascarado Adonay (Breno Moroni).
Tibério (Ary Fontoura) - Curioso e divertido, mora na pensão de Cininha e trabalha no escritório com Estela, por quem nutre uma secreta paixão. Fala sozinho e escuta vozes.
Cininha (Nair Bello) - Dona de uma pensão, aluga quartos. Alegre, divertida, está sempre de bem com a vida. É apaixonada por Tibério.
Mauro (Eduardo Galvão 1962-2020) - Sócio de Téo no escritório de arquitetura, tem inveja do amigo porque os clientes o procuram mais, e também porque admira Diná.
Queiroz (Ricardo Petraglia) - Secretário de Otávio, a quem admira muito. Casado, tem duas filhas. É simplório e gosta das coisas muito certinhas.
Regina (Mara Carvalho) - Trabalha com Estela no escritório e finge ser sua amiga, mas é falsa e traidora.
Julião (Gésio Amadeu 1947-2020) - Administrador da fazenda de Guiomar , marido de Zulmira (Solange Couto). Tem orgulho da mulher e não faz nada sem consultá-la.
Fátima (Lolita Rodrigues 1929-2023) - Dona do salão de beleza onde Lisa trabalha.
Ednéa (Mara Manzan 1952-2009) - Trabalha no escritório com Estela.
Glória (Denise Del Vecchio) - Governanta da casa de Otávio, cuida dos filhos dele como se fossem sua família.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
A Viagem
Antonio Fagundes
Christiane Torloni
Guilherme Fontes
Ivani Ribeiro
Lucinha Lins
Miguel Falabella
Vale a Pena Ver de Novo
Mais lidas