Carregando...

PEQUENAS VITÓRIAS

O maior acerto de Dona de Mim é dar o que o público precisa e não o que ele quer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luizão (Adélio Lima) em Dona de Mim; novela das sete acerta a dose entre vitórias e derrotas

Compartilhe
  │ 

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 16/5/2025 - 21h00

Um dos pontos altos de Dona de Mim até aqui foi não ter aberto tantas concessões assim em seu roteiro apenas para agradar ao público. O acidente de Luizão (Adélio Lima) exemplifica bem como a novela das sete acerta ao não atender exatamente às expectativas do telespectador e, sim, entregar aquilo de que ele mais precisa --o conflito, que é peça fundamental para qualquer folhetim.

A autora Rosane Svartman e sua equipe de roteiristas provavelmente já sabiam de antemão que Luizão seria bem aceito pelo público. Afinal, o segurança era um homem honesto, pai presente na vida de Marlon (Humberto Morais), bem-humorado e que sempre tinha um conselho na ponta da língua. Um tipo que tradicionalmente cai nas graças da audiência.

Um caminho aparentemente fácil na sala do roteiro será mantê-lo vivo, levar a audiência à loucura com a "pequena vitória" dele voltando para os braços de Jussara (Vilma Melo). A questão é que esse desfecho era o que o público queria, mas não o que a história precisava.

Afinal, a morte de Luizão vai detonar uma série de acontecimentos que vão ser fundamentais para o bom andamento da trama: a decisão de Marlon em voltar para o curso de formação de policiais; o fim do namoro dele com Bárbara (Giovana Cordeiro); e até um eventual caminho livre para o mocinho reatar com Leo (Clara Moneke). Sem conflito, a história não anda.

Os números --não só os do Ibope-- mostram que o telespectador não deixou de acompanhar Dona de Mim mesmo após ter sido contrariado. Na quarta (14), a novela das sete atingiu o seu pico de pesquisas no Google e chegou até a superar o volume de buscas sobre Vale Tudo.

Dose certa

Outro ponto importante de Dona de Mim é acertar a dose de vitórias e derrotas de seus protagonistas. Leo não pode simplesmente resolver toda a sua vida já nos primeiros capítulos, até porque não sobraria mais história para contar nos próximos meses. Não significa, porém, que ela não tenha os seus êxitos.

Um exemplo claro é a jovem sendo assaltada e perdendo todas as lingeries que havia pego na Boaz para vender. No capítulo seguinte, ela conseguiu –para alívio da audiência– recuperar as peças com auxílio de Ryan (L7nnon). 

Esse equilíbrio é fundamental para que o conflito aconteça e dê andamento à história, mas também para que o telespectador tenha o seu momento catártico junto da protagonista. 

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim

Dona de Mim é ambientada principalmente no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, ficam a fábrica de Abel e as casas dos mocinhos da história, Leona e Marlon (Humberto Morais). A novela conta com direção de Allan Fiterman.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaMhFl59cDDgqLLGSm2o":"uploads/banners/otm_banner_canal_novelas_ntv_630x162.gif" }

TUDO SOBRE

Dona de Mim

Novela das Sete

Rosane Svartman

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Resumos Semanais

Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 16 a 31/5

Sexta, 16/5 (Capítulo 17)
Ryan conta para Durval que Yuri pode ajudá-lo a deixar a prisão. Dedé se perde de Kami, e Marlon ajuda a procurá-lo. Marlon salva Dedé de um acidente, e Kami se encanta por ele. Leo se ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também