Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PRÓXIMA DAS SETE

O que esperar de Dona de Mim? Novela usa o melhor ingrediente do mundo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cláudia Abreu está caracterizada como Filipa, sua personagem na novela Dona de Mim, da TV Globo

Cláudia Abreu interpreta Filipa em Dona de Mim, novela que estreia nesta segunda-feira (28)

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 25/4/2025 - 11h00

Com o fim de Volta por Cima neste sábado (26), a Globo estreia na segunda (28) a novela Dona de Mim. A história apresenta a trajetória de Leona, uma jovem humilde e batalhadora interpretada por Clara Moneke, que tenta encontrar seu lugar no mundo enquanto lida com conflitos familiares, sonhos interrompidos e o desejo de transformar sua realidade e vencer na vida.

O principal ingrediente da nova trama das sete é justamente essa protagonista que cai no buraco e vai fazer de tudo para sair de lá gigante. "Para mim, é nesse lugar que as pessoas vão se identificar, com essa batalha e correria da Leona", diz a autora Rosane Svartman.

O enredo é também calcado na realidade e aposta na força das mulheres retratadas para se tornarem "donas de si". Para o diretor artístico, Allan Fiterman, o leque é amplo e as expectativas são imensas.

"Eu acho que a televisão precisa trazer cada vez mais diversidade e histórias novas. A gente está tentando ao máximo trazer uma trama leve, feminina, com pessoas diferentes, de várias idades e contando histórias com que as pessoas consigam se relacionar. O meu maior objetivo é que a gente consiga trazer entretenimento para as pessoas", comenta Fiterman.

Com uma narrativa marcada por temas atuais como a busca por identidade, empoderamento e justiça social, a trama aposta em representatividade e diálogos com a juventude urbana.

Encontro de almas

Leona é criada pela avó Yara (Cyda Moreno), uma mulher forte e sábia, que também acolheu a outra neta, Stephany (Nikolly Fernandes) --a primeira da família a cursar ensino superior.

O encontro de Leona com Abel (Tony Ramos), um poderoso empresário do ramo têxtil, provocará abalos na vida da protagonista e de toda a família dele. Dois filhos deles vão se apaixonar pela mocinha, que se tornará babá da caçula dos Boaz, Sofia (Elis Cabral).

Abel, por sua vez, tem um segundo casamento cheio de peculiaridade com Filipa (Cláudia Abreu). "Temos aí dois personagens muito ricos. Eu, um homem muito mais velho que ela, viúvo, com três filhos, sendo que um desses três foi adotado. Abel se apaixona por essa mulher eletrizante: um temperamento muito distinto. E ele meio que fica com asma, sufoca-se, não sabe como reagir, mas adora aquilo", adianta Tony Ramos.

Para Cláudia Abreu, Dona de Mim faz um retrato do Brasil. "Rosane tem uma antena maravilhosa para captar tudo o que está acontecendo na sociedade, a diversidade, e também a cultura, todos os segmentos diferentes estão presentes. Então, eu me sinto viva fazendo a novela, me sinto conectada com o meu tempo."

Diálogo com a juventude

A partir daí, a novela mergulha no cotidiano de um bairro popular e outro de classe média alta do Rio de Janeiro para contar histórias paralelas recheadas de humor, romance, música e drama.

O enredo aborda ainda o impacto das redes sociais, a luta por espaço no mercado de trabalho e os desafios enfrentados por mulheres negras em diferentes contextos.

Dona de Mim traz um olhar afetuoso sobre as potências do dia a dia, mostrando que cada personagem pode --à sua maneira-- se tornar dono de sua própria história.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 28/4 a 3/5

Segunda, 28/4 (Capítulo 1)
O jardim da casa de Abel está preparado para o casamento. Ellen interrompe o casamento e implora que Abel cuide de sua filha, Sofia. Passam-se sete anos. Sofia diverte-se pregando peças e dando sustos nas aspirantes ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.