Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Zezita Matos

Mãe de Lurdes em Amor de Mãe, atriz foi perseguida e viveu escondida na ditadura

Victor Pollak/TV Globo

A atriz Zezita Matos com os cabelos grisalhos presos, sentada, em uma cena como Maria em Amor de Mãe, da Globo

A atriz Zezita Matos em cena como Maria em sua participação especial em Amor de Mãe, da Globo

REDAÇÃO

Publicado em 27/2/2020 - 5h11

Além da carreira como atriz, Zezita Matos, 78 anos, também tem história com sua atuação na política do Brasil. A paraibana, que faz participação especial em Amor de Mãe como a progenitora de Lurdes (Regina Casé), foi perseguida por policiais durante a ditadura, em 1964. Ela teve de viver escondida na casa de um parente para não ser presa.

Zezita começou a atuar aos 16 anos em João Pessoa, capital da Paraíba. Na juventude, ela entrou para o Partido Comunista Brasileiro e participou de movimentos de esquerda. 

A atriz e seus amigos de partido passaram a ser alvos dos militares, e ela ficou na mira dos repressores após seu namorado ser preso. Oficiais do governo foram procurar Zezita na escola onde estudava, mas ela foi salva por um "detalhe". Desde a infância, era chamada por todos de Zezita, mas seu verdadeiro nome é Severina. 

Nas listas de chamada, os militares só encontraram Severina e não sabiam que se tratava da mesma pessoa. "Severina em 1964 me salvou de ser presa", declarou a atriz em seu depoimento no documentário O Olhar de Zezita.

Ao descobrir que estava sendo perseguida, a intérprete da mãe de Lurdes viveu seis meses escondida na casa de um tio para não ter o mesmo destino de prisões e torturas que alguns de seus companheiros enfrentaram.

TV, teatro e academia

Ao sair de seu esconderijo, Zezita seguiu a carreira de atriz e também diversificou seus estudos. Ela se formou em Letras e trabalhou como professora e coordenadora acadêmica das áreas de Pedagogia e Letras do Centro Universitário de João Pessoa, do qual hoje é aposentada.

Já os trabalhos de Zezita como atriz se concentraram mais no teatro, ainda na Paraíba. "[Não é que] Não teve oportunidade, teve. Mas eu nunca quis sair daqui. Eu acho que o bom é fazer [teatro] aqui, com as pessoas que eu conheço. Criar a minha história como parte do teatro paraibano", explicou.

divulgação/tv globo

Zezita Matos como Piedade na novela Velho Chico, em 2016, quando estreou no horário nobre

Na TV, a atriz fez algumas participações, como Rosa, em Onde Nascem os Fortes (2018), e Piedade, em Velho Chico (2016), mãe do personagem de Domingos Montagner (1962-2016).

Agora, ela chama a atenção do público nas cenas emocionantes que encara com Regina Casé. Na trama, Lurdes ficou sabendo que a mãe, Maria, estava mal de saúde e voltou à fictícia cidade de Malaquitas para reencontrá-la.

"Não é para qualquer um ter Regina no currículo. A família dela é nordestina, ela tem um ponto aqui [no Nordeste]. Não importa se vou gravar apenas uma participação de dois capítulos. Para uma atriz, o que vale é fazer, ainda mais em uma história que fala de maternidade", disse Zezita em entrevista ao jornal Extra.

Tanto Amor de Mãe quanto Onde Nascem os Fortes são produções com direção artística assinada por José Luiz Villamarim. Ele tem investido no talento de atores nordestinos --além de Zezita, se destacam na novela das nove as atrizes Lucy Alves (Lurdes na versão jovem), paraibana, e Clarissa Pinheiro (Penha), pernambucana. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Amor de Mãe e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.