Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Caras & Bocas

Há 11 anos, macaco 'assinou' contrato com a Globo, ganhou fãs e até dublê

Divulgação/TV Globo

A macaca Kate sorri em cena como o personagem Xico de Caras & Bocas

A macaca Kate fez sucesso ao atuar como o personagem Xico da novela Caras & Bocas, em 2009

FERNANDA LOPES

Publicado em 21/4/2020 - 5h51

Há 11 anos, a Globo inovou na escolha do personagem principal de uma novela: o "herói" não era nem um homem nem uma mulher, mas uma macaca. A chimpanzé Kate fechou um contrato cheio de exigências com a Globo para ter papel de destaque em Caras & Bocas (2009). Ela se deu muito bem na trama, impressionou o público e ganhou fãs na vida real.

Na história de Walcyr Carrasco, Kate vivia Xico, um macaco artista. Atrevido, ele brincou com as tintas e "estragou" os quadros que Denis (Marcos Pasquim) havia pintado. Quando Simone (Ingrid Guimarães) viu as telas modificadas pelo primata, achou o resultado elaborado, conceitual e decidiu investir no trabalho do pintor. Assim, o humano e o macaco acabaram formando uma dupla artística secreta.

A "contratação" de Kate foi algo inédito para uma novela inteira e, para assegurar o bem-estar da chimpanzé, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) fez várias exigências para a emissora.

As cenas de Kate tinham de ser acompanhadas por veterinários, e as tintas que ela manipulava eram à base de amido de milho, para que não houvesse risco de intoxicação. Ela também não podia circular livremente pela cidade cenográfica nos Estúdios Globo (então Projac) nem contracenar com menores de idade.

A chimpanzé não teve contato direto com Isabelle Drummond e Miguel Rômulo, na época atores adolescentes do núcleo principal e populares com o público, mas a produção deu um jeito. Kate teve um dublê, um ator (humano) vestido de macaco que dava o truque em algumas sequências.

Mas a verdadeira Kate teve bons momentos nas cenas com adultos e demonstrou carisma. Numa cena importante, por exemplo, em que todos descobriram que Denis contava com a ajudinha de um macaco para pintar seus quadros, o personagem Xico deu um abraço e um beijo no amigo. A chimpanzé atriz conquistou os telespectadores rapidamente, inclusive o público infantil.

A novela ainda aproveitou a presença de Kate para passar uma mensagem social e ambiental. Em determinado momento da trama, o tráfico de animais silvestres foi alvo de crítica. No último capítulo, Caras & Bocas exibiu uma mensagem narrada por Marcos Pasquim sobre a importância do cuidado com os animais.


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas no podcast Noveleiros

Listen to "#10: Final de Avenida Brasil e grande segredo de Novo Mundo revelado!" on Spreaker.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.