GUSTAVO REIZ
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Gustavo Reiz no lançamento de Fuzuê; autor fez um balanço sobre sua primeira novela na Globo
Na reta final de Fuzuê, Gustavo Reiz fez um balanço sobre seus erros e acertos. A novela representou a estreia dele na Globo, e a trajetória foi tumultuada: Fuzuê teve baixa audiência do início ao fim, e muitas mudanças foram feitas na trama em tentativas de aumentar o interesse do público. Reiz admitiu ter cometido um equívoco no desenvolvimento da história, mas disse se sentir satisfeito com o resultado e até deu pistas sobre o que acontecerá com os vilões.
Em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo, o autor avaliou esta primeira experiência como autor do horário nobre da Globo: "Escrever novela na Globo é fazer parte da engrenagem que me tornou um apaixonado pelo gênero. Fico feliz e muito emocionado com isso".
"E novela é sempre um fuzuê de emoções, principalmente no caso deste projeto, que começou em 2019, enfrentou uma pandemia e várias mudanças ao longo do período. É uma vitória chegar ao fim com equipe e elenco apaixonados pela novela, todos sempre muito envolvidos e entregando o máximo para contar essa história. É uma longa jornada, de muito aprendizado. Já termino com saudades", declarou.
Para ele, um grande acerto foi o elenco, que entregou boas atuações. O autor revelou que Ruan Aguiar se destacou tanto como Merreca que o personagem cresceu além do que estava previsto inicialmente.
Reiz admitiu, no entanto, um erro: "Eu tentaria modular melhor a busca da Maria (Olivia Araujo) e a do tesouro para não acontecerem simultaneamente, por exemplo. Mas fica fácil falar depois de assistir. No momento em que escrevemos, que planejamos os capítulos, temos a consciência de que entregamos o melhor, sempre, para divertir, emocionar e instigar o público", declarou.
Em meio aos problemas e à baixa audiência, a Globo escalou o autor Ricardo Linhares como supervisor de Fuzuê. Com a entrada dele, a novela passou a ter menos cenas de humor e mais espaço para as tramas dramáticas e misteriosas. Gustavo Reiz não quis se indispor com o autor experiente e elogiou as intervenções dele em sua novela.
"Mudanças ao longo da trama não deixam de ser uma característica da telenovela. Não sou um autor que sofre por ter que mudar algo que estava planejado. Acho que o autor de novela precisa ser desapegado e estar alinhado com a produção. A entrada do Ricardo, que é um medalhão e um autor que admiro, rendeu uma troca muito enriquecedora. Investimos mais no melodrama, nos aprofundamos em alguns temas. Foi um privilégio contar com essa colaboração dele", afirmou.
Fuzuê tem previsão de chegar ao fim em 1º de março e será substituída por Família É Tudo. Reiz já entregou os últimos capítulos e revelou o que o público pode esperar para os finais dos vilões.
"Teremos punições, mortes, disputas e surpresas. O [final] da Preciosa Montebello (Marina Ruy Barbosa) [foi o mais difícil de escrever]. Mudei de opinião algumas vezes até a entrega do último capítulo", confessou ele.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Fuzuê: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 28/2 a 2/3
Quarta, 28/2 (Capítulo 171)
Nero é acusado de sonegação de impostos. Vieira ameaça abandonar a defesa de Pascoal. Francisco discute com Nero e Miguel. Soraya conversa com Luna sobre Merreca e Francisco. Nero confirma a fraude cometida por Francisco. Heitor ... Continue lendo
Mais lidas
ULLISSES CAMPBELL
Autor de livros sobre Suzane e Elize revela por que não escreve sobre caso Nardoni