CADÊ O LUTO?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
José Augusto (Renan Monteiro) se apaixona pela cunhada, Buba (Gabriela Medeiros), em Renascer
A morte de José Venâncio (Rodrigo Simas) em Renascer completa uma semana de exibição nesta segunda-feira (29). O assassinato do publicitário não teve desdobramentos coerentes, sem investigação policial e com o enterro feito às pressas. Mas o luto da companheira dele é o que mais chama a atenção. A perda do amado não pesa tanto nas cenas de Buba (Gabriela Medeiros), que só fala e vive em torno do falso neto que se vê obrigada a entregar nos braços de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
O novela das nove da Globo impôs um ritmo acelerado e descartou o drama do desfecho trágico do jovem, mas o problema é a opção de promover rapidamente um novo romance na vida da viúva. Por mais que o parentesco dela com José Augusto (Renan Monteiro) não seja de sangue, a paixão entre eles deixa explícito como o autor que criou a saga nos anos 1990, Benedito Ruy Barbosa, não abre horizontes para relacionamentos amorosos.
Tudo é muito fechado, como se Buba não pudesse viver um novo romance e recomeçar sua vida se desligando do homem que tanto amou. Na novela, Barbosa já tem na história central um triângulo amoroso entre pai e filho, que disputaram Mariana (Theresa Fonseca). Fora o incestuoso e criminoso abuso sexual de Marianinha (Gabriella Cristina), que acredita-se ter engravidado do próprio pai, Venâncio (Fabio Lago).
Bruno Luperi atualiza a história sem tirar nenhum personagem do caminho percorrido na versão original. Ao menos, até agora. Buba é uma mulher trans, mas enfrenta os mesmo problemas da Buba (Maria Luisa Mendonça) de 1993. A prova disso é essa paixão que brotará nesta semana entre ela e o cunhado.
Augusto sentirá um aperto enorme no peito porque Buba vai querer deixar a fazenda, certa de que o coronel já tem o neto que tanto quer na barriga de Teca (Lívia Silva) e ela está sobrando ali. "Me dê um bom motivo pra ficar?", a psicóloga pediu ao médico no capítulo de sábado (27).
"Ele gostar tanto da companhia dela não é o suficiente?", indicou Luperi nas entrelinhas do diálogo, para orientar os atores sobre a tensão sexual entre os dois. Augusto perguntou: "Como assim, um bom motivo?".
"Agora que o Venâncio se foi e a Teca tá aqui", resumiu Buba. "Eu tenho vários motivos", respondeu o irmão do ex-companheiro dela. "Pois eu não tenho nenhum!", disse Buba. "E se retira, ferida, sem se dar conta do quanto aquele gesto e aquelas palavras destroçam o coração do pobre", escreveu Luperi no roteiro da cena.
Quase todos os próximos diálogos entre Buba e Augusto, mesmo que ainda sem troca de carícias, vão refletir o nascimento desse romance. Depois de falar em ir embora, ela pegará o médico aos beijos com Ritinha (Mell Muzzillo) e sofrerá absurdamente.
Ele irá atrás dela e perguntará no que ela está pensando. "Eu não tô pensando em nada, José Augusto!", cortará a psicóloga. "Eu tava ali sentado... E Ritinha... Ela veio pra cima de mim", ele afirmará. "Claro. Quem resiste a um Inocêncio", soltará Buba, com ciúme. "É um constrangimento imenso para ambos. E seria um alívio para eles se Augusto quisesse Ritinha. Mas ele não quer", escreveu Luperi na orientação da cena.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas