TIPO EXPORTAÇÃO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Nina (Débora Falabella) destrói cabelo de Carminha (Adriana Esteves) em Avenida Brasil
Novela mais exportada da Globo na história, Avenida Brasil (2012) ganhou uma nova vitrine no exterior nesta terça-feira (21). A emissora fechou um acordo com a Amazon para que o folhetim de João Emanuel Carneiro seja disponibilizado no Prime Video em toda a América Latina --exceto o Brasil, onde o fenômeno segue no Globoplay.
Segundo comunicado da Globo à imprensa, a parceria começa com Avenida Brasil, mas pode se estender a outros conteúdos. "O acordo reforça o alcance internacional da novela", destacou a emissora na nota.
Indicada ao Emmy Internacional de melhor telenovela em 2013 --ela foi derrotada por Lado a Lado (2012), também da Globo--, Avenida Brasil já foi licenciada para mais de 140 países diferentes, superando até a clássica Escrava Isaura (1976), vendida para 104 mercados internacionais.
Em setembro do ano passado, a novela sobre a vingança de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves) também ganhou uma adaptação turca, chamada de Leyla, com direção de Hilal Saral (do sucesso Fatmagul).
Não é a primeira vez que a Globo fecha um acordo com uma plataforma de streaming para exportar suas novelas. Em 2021, ela havia assinado com a Max (então chamada de HBO Max) para que alguns de seus folhetins fossem disponibilizados em países como Argentina, Chile, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Equador, Uruguai, Jamaica e México.
Avenida Brasil estava nesse pacote, assim como A Dona do Pedaço (2019), O Outro Lado do Paraíso (2017), Fina Estampa (2011) e Verdades Secretas (2015). Mas o acordo tinha validade de dois anos --depois disso, o público latino não tinha mais como assistir ao folhetim de João Emanuel Carneiro.
Segundo apurou o Notícias da TV, a venda aconteceu porque o Globoplay ainda não tem penetração nessas regiões --o streaming da Globo está atualmente disponível nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália, no Japão e em alguns países da Europa.
Mas, mesmo nesses territórios, o conteúdo do Globoplay não é o mesmo que os assinantes do Brasil podem conferir por aqui. Cada produto no catálogo tem diferentes acordos de distribuição que precisam ser respeitados, assim como o catálogo da Netflix também varia a cada país.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
CARMINHA E LAURETA
Adriana Esteves encara terceira vilã de João Emanuel Carneiro: 'Meu grande tesão'