SÍNCOPE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Nizam e Alane no BBB 24; ela desmaiou nos braços dele devido a uma síncope chamada vasovagal
Alane Dias deixou o público do BBB 24 alarmado ao desmaiar durante uma discussão com Nizam no sábado (13). Nesta terça (16) a Globo explicou o que aconteceu com ela. A jovem teve um episódio de desmaio decorrente da síncope vasovagal, algo comum, que pode ser desencadeada por fatores como medo, ansiedade e nervosismo --o que ela admitiu ter sentido no momento.
Na noite de sábado, pouco antes da festa, Alane estava numa conversa tensa com Nizam. Ela avisou que estava se sentindo mal e iria desmaiar. O brother, no entanto, não deu atenção. Segundos depois, a modelo desmaiou nos braços dele, e os demais participantes se mobilizaram para levá-la ao confessionário. Alane voltou a si, foi examinada por médicos de plantão nos bastidores do programa e liberada para voltar e curtir a festa.
A síncope vasovafal foi o assunto do quadro Bem-Estar no Encontro desta terça. Valéria Almeida, que apresenta o boletim de saúde do programa, explicou do que se trata.
"O que aconteceu com a Alane tem nome: síncope vasovagal. Isso é um reflexo da demora da chegada do sangue do coração até o cérebro. Essa falta de sangue, com oxigênio no cérebro, faz cair os batimentos cardíacos e, por isso, a pessoa desmaia. Quem faz essa ligação no nosso corpo é um nervo chamado vago, por isso esse nome. Ele fica na nuca e chega até o coração", relatou ela.
"Alguns fatores podem provocar essa síncope: alteração climática (sair de um lugar quente e ir para um frio, e vice-versa), medicamentos, jejum, medo e ansiedade, que foi o caso de Alane", complementou Valéria.
Antes de a pessoa desmaiar, ela costuma sentir fraqueza, ficar pálida, com visão turva e suar frio. A jornalista ainda ressaltou que a síncope vasovagal não é uma doença.
"É algo bem comum e é a metade da causa dos desmaios em pessoas jovens. Então, se acontecer com você ou alguém próximo, não deixe de investigar. É comum, mas, se acontecer uma coisa como essa, relate para seu médico, e ele vai identificar se é síncope ou algo mais sério", orientou ela.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas