Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESPECIALISTA EXPLICA

BBB20: Assexual se apaixona? Flerte de Victor Hugo com Guilherme confunde público

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

No sofá da sala do BBB20, Guilherme Napolitano recebe carinho de Victor Hugo na cabeça

Guilherme Napolitano recebe carinho de Victor Hugo: assexual, o psicólogo confessou interesse no modelo

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 15/2/2020 - 5h46

Aos 26 anos, Victor Hugo Teixeira se apresentou ao público e aos confinados do BBB20 como assexual e "100% virgem". Durante a última semana, no entanto, o psicólogo confessou um interesse em Guilherme Napolitano e se insinuou para o modelo depois de tomar um porre. A atitude do maranhense confundiu alguns telespectadores, que se manifestaram em redes sociais questionando se assexuais se apaixonam.

De acordo com Carmita Abdo, psiquiatra e coordenadora do ProSex (Programa de Estudo em Sexualidade) da USP (Universidade de São Paulo), a resposta é sim. "A pessoa pode ser assexual e virgem, mas de repente ter um envolvimento", explica.

"Esse envolvimento pode ser só afetivo, ou não, pois ele pode vir a desenvolver uma atividade sexual com alguém. O que acaba sendo característico do ser assexual é o fato de a maioria do tempo não estar interessado em sexo ou se preocupando com esse assunto, mas pode ou não estar interessado em romance", diz a psiquiatra ao Notícias da TV.

Dentro da condição de assexualidade, existem diferentes possibilidades para cada indivíduo. Segundo Carmita Abdo, alguns às vezes se interessam por sexo e às vezes não; já o assexual romântico não procura por sexo, mas gosta de desenvolver um relacionamento afetivo; e outros assexuais podem, eventualmente, praticar uma atividade sexual com alguém ou masturbação.

"A libido do assexual é direcionada para outras questões, como trabalho, carreira, missão e projeto. Ou seja, é algo para o qual a pessoa devota mais prazer, mais empenho, mas não há como viver sem libido porque a libido é uma energia vital, tanto é que de vez em quando aparece o interesse sexual para um ou outro assexual", ressalta a professora da USP.

Apesar de alguns especialistas entenderem que a falta de interesse por sexo tenha que ser considerada uma quarta orientação sexual (juntamente com heterossexualidade, homossexualidade e bissexualidade), os meios acadêmico e científico ainda não têm uma definição exata sobre o tema.

"O assexual é um indivíduo não tão bem conhecido. Ele não faz parte das classificações, porque ainda não existe suficiente evidência do tema, mas existe muito interesse em estudar e muitos trabalhos sendo desenvolvidos. A gente só pode dizer isso baseado em um estudo de várias populações, no qual você percebe que essa condição se repete, de uma forma homogênea e ao longo do tempo", defende Carmita Abdo.

Com olhar de interesse, Victor Hugo observou Guilherme no palco durante festa do BBB20


Assexual romântico

Em conversa com Manu Gavassi e Bianca Andrade logo na primeira semana de confinamento, Victor Hugo disse que tinha raiva quando perguntavam se ele era gay. "Mas você é?", questionou a cantora pop. "Não, eu sou assexual", rebateu o brother. "Assexuado, né?", questionou uma delas. "Não, é assexual. Assexuados são plantas e animais", ensinou.

"A questão é o interesse sexual. Não significa que eu não faria ou que não faço. No caso, eu não faço", riu o psicólogo. "Mentira", reagiu Boca Rosa. "Verdade, eu sou virgem. Sou 100% virgem. E está tudo bem, eu gosto", disse o jovem.

"Eu estou chocada! Mas é interessante, eu adoro conhecer pessoas e conhecer histórias", voltou a falar Bianca. "Assexual é que não tem o desejo sexual ou só o interesse amoroso?", perguntou Manu Gavassi. "A pessoa não tem atração sexual, o interesse sexual no sentido de fazer sexo, mas eu posso me apaixonar, sim", falou o maranhense.

Por isso, o interesse de Victor Hugo por Guilherme não é algo estranho. Enquanto estava bêbado, ele também falou que era apaixonado por Gabi Martins. No dia seguinte, com ressaca moral, ele pediu desculpas por seu comportamento, mas não escondeu que, realmente, sente algo diferente pelo modelo paulista.

O problema do maranhense é que seu crush se define como heterossexual e já vive um romance com a cantora sertaneja dentro da casa. "Eu sei que é só uma grande amizade. Eu estou conformado", lamentou Victor Hugo na última sexta (14), enquanto fazia carinho na cabeça de Guilherme.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.