Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TV de primeira

Para telespectador, Record é sangue e reprise, mostra pesquisa

Divulgação

Marcelo Rezende, apresentador do Cidade Alerta, programa com mais de três horas de reportagens policiais - Divulgação

Marcelo Rezende, apresentador do Cidade Alerta, programa com mais de três horas de reportagens policiais

DANIEL CASTRO

Publicado em 6/4/2014 - 22h34
Atualizado em 7/4/2014 - 6h49

Uma megapesquisa feita pelo Ibope sob encomenda da Record mostra que a segunda maior rede de TV do país tem uma imagem ruim no mercado. Os telespectadores percebem a Record como a emissora que mais explora noticiário policial e a que mais reprisa suas reportagens. A Record é, de forma geral, associada a sangue, sensacionalismo e repetição.

Esse resultado da pesquisa vem sendo mantido em sigilo dentro da Record. A pesquisa, realizada no ano passado, avaliou a imagem da Record, de seus apresentadores e de seus programas. Apresentações dos resultados foram feitos a todos os diretores e a equipes dos programas da casa, mas pontos negativos envolvendo a imagem da Record foram omitidos. Seus resultados tendem a nortear decisões futuras da Record.

Nessa pesquisa, por exemplo, se detectou que os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Gerson de Souza são essenciais para o Domingo Espetacular. Amorim é a imagem do programa. Souza, um repórter que o público gosta porque sabe contar histórias de uma maneira simples.

A percepção de que a Record é feita de sangue e repeteco é reflexo da sua programação. Depois de três horas e 20 minutos de Cidade Alerta, a emissora introduz seu principal telejornal, o Jornal da Record, com cerca de 20 minutos de noticiário policial. E uma reportagem exibida no Câmera Record é reprisada no Fala Brasil, Cidade Alerta, Balanço Geral e Jornal da Record, além de outros programas e telejornais locais.

Um resumo da entrevista que Geraldo Luís fez com Rodolfo Carlos, da dupla com ET, no Domingo Show de ontem (6), foi ao ar à noite no Domingo Espetacular horas depois. E provavelmente será reprisada hoje.

A repetição é uma estratégia para driblar a falta de conteúdo. Foi por causa da falta de reportagens que Marcelo Rezende passou a conversar e a fazer brincadeiras com repórteres do Cidade Alerta, criando um estilo que vem funcionando.

Nota oficial

Após a conclusão deste texto, a Record emitiu a toda a imprensa a seguinte nota oficial:

"A Rede Record esclarece que a emissora contratou diversas pesquisas de público nos últimos meses. Nessas consultas, o jornalismo foi considerado um dos carros-chefes da programação com conteúdo exaltado pelos entrevistados pela credibilidade, exclusividade e responsabilidade editorial.

O jornalismo Record, respeitado pelo mercado publicitário, também é responsável por altos índices de audiência, em todo o Brasil, com vários programas que conquistam a liderança durante sua exibição".

LEIA TAMBÉM:

Superstar estreia com falha em aplicativo e vitória apertada

Rodolfo pede dignidade ao SBT e diz que depressão matou ET

Com medo da morte, Giovanna Antonelli diz que toma tarja preta

Falta de atores trava minissérie e adia novela bíblica da Record

Globo se diz vítima de crime e que piloto do Fantástico foi furtado

José Wilker acreditou no fracasso de Dona Flor e Seus Dois Maridos

Novo Fantástico ganha palco, cavalinhos falantes e emoticons

Silvio Santos volta a gravar e encontra Danilo Gentili domingo

Apesar dos tropeços, Joia Rara termina com saldo positivo

Sabrina Sato vai gravar game show de humilhação no Japão


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.