Perigo no ar

Pilotos derrubam balão para fabricar notícia na Record, mostra gravação

Reprodução/Instagram

Uan Rocha, piloto da Record que também se identifica como jornalista, durante voo em SP - Reprodução/Instagram

Uan Rocha, piloto da Record que também se identifica como jornalista, durante voo em SP

DANIEL CASTRO - Publicado em 17/04/2017, às 05h30

Uma conversa gravada há cerca de dois anos mostra quatro pilotos de helicópteros tramando a queda de um balão para fabricar uma notícia. As imagens da queda do balão, na zona leste de São Paulo, foram mostradas pela Record, no Balanço Geral Manhã, em duas entradas ao vivo do comandante Uan Rocha, piloto contratado da emissora.

Rocha, que é filho do comandante Hamilton Rocha e também é conhecido como Uan Hamilton, em nenhum momento revelou aos telespectadores que a queda do balão havia sido provocada por um helicóptero e que isso poderia provocar um incêndio grave. Ele tratou as imagens, captadas na zona leste de São Paulo, como um flagrante cotidiano.

Com a ajuda de pilotos, o Notícias da TV identificou os participantes da conversa, captada em uma frequência de rádio usada por helicópteros.

Três deles prestam serviços para emissoras de TV: além de Uan Rocha, estão na gravação Rafael Biazotti e Wilson Vilhena, que costumam voar para o SBT. Um quarto piloto não foi idenficado. Na conversa, eles citam um quinto colega, que identificam como Fabiano _nome do profissional que trabalha com o Globocop em São Paulo.

Ambos no ar, Biazotti e Uan Rocha são os mais engajados em derrubar o balão. "Bate com o ski, bate com o ski!", sugere Biazotti a Rocha, referindo-se à parte em que o helicóptero se apoia no chão. "Fura ele, fura ele! Faz um pairado em cima, paira em cima", orienta Biazotti. "Ele ganha sustentação seu eu fizer isso, besta", responde Rocha. "Mas vai pairando e descendo pra bater nele. Pega ele, Uan", insiste Biazotti.

O balão, aparentemente sem nenhuma intervenção dos pilotos, começa a perder altura. Rocha faz sua primeira entrada no Balanço Geral matinal, então apresentado por Fabíola Gadelha.

"Soltaram um balão, ele acabou de subir e já perdeu sustentação. Está caindo próximo à continuação da Radial Leste, que é essa via que você vê no canto esquerdo da tela, Fabíola", informa o piloto da Record.

Fabíola reclama que já há problemas demais e que os baloeiros estão a arranjar mais um. "Exatamente, você viu, o pessoal sofre com água, com enchente, com muro caindo e, agora, possivelmente, alguém vai sofrer com a queda desse balão", discursa Rocha.

Encerrada a transmissão da Record, os pilotos voltam a conversar. É a vez de Biazotti tentar derrubar o balão. "Vai, vai, vai! Vixe, [você] fez nem cócega nele", comenta Rocha sobre a ação do colega.

Os pilotos tomam o cuidado de não filmarem as tentativas, e a movimentação dos helicópteros faz o balão pegar fogo e perder a tocha. 

"Derrubei, derrubei, Uhu!", comemora Biazotti. O filho do comandante Hamilton filma um pequeno foco de incêndio sobre uma casa. "Pegando fogo na casa?", pergunta Biazotti. "Não, não. No telhado, foguinho", ameniza Uan Rocha.

"Isso que é produzir notícia, hein? Botaram fogo na casa!", comenta o quarto piloto, não identificado.

Rocha volta a entrar ao vivo no Balanço Geral. "Eu, felizmente, não gosto de balão, não sei nem o nome direito, mas a parte [do balão] que pega fogo caiu no telhado agora. Ele [o balão] está caindo numa via de São Paulo, muito próxima da Radial Leste, um pouco depois de Itaquera. Então você vê, [o balão] já [está] causando prejuízo pro dono dessa casa. Caiu esse fogo aí no telhado", relata, mostrando um pequeno foco de incêndio sobre uma casa.

Procurada, a Record não se manifestou sobre o assunto. Ao ser abordado por telefone pelo Notícias da TV, na última quinta-feira, Uan Rocha pediu para o repórter enviar as perguntas por e-mail. Não houve resposta, apesar da insistência. Rafael Biazotti não foi localizado.

Veja a seguir um vídeo que junta o diálogo dos pilotos com as imagens exibidas pelo Balanço Geral Manhã:

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Projeto morto

Os atores Robert De Niro e Julianne Moore juntos no filme A Família Flynn (2012) - Divulgação/Focus Features A Amazon decidiu não produzir mais projetos com o estúdio Weinstein Company, o que resultou no cancelamento de uma superprodução orçada em US$ 160 milhões (R$ 505 milhões). Protagonizada por Robert De Niro e Julianne ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Bibi merece redenção em A Força do Querer?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook