Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

No ar depois da Copa

Globo confirma: Cobras & Lagartos será reprisada no Vale a Pena

Rafael França/TV Globo

Lázaro Ramos, como Foguinho, e Mariana Ximenes em cena de Cobras & Lagartos, que voltará ao ar - Rafael França/TV Globo

Lázaro Ramos, como Foguinho, e Mariana Ximenes em cena de Cobras & Lagartos, que voltará ao ar

DANIEL CASTRO

Publicado em 19/5/2014 - 10h30
Atualizado em 19/5/2014 - 21h12

[Texto originalmente publicado às 10h30]

Exibida em 2006 e um dos maiores sucessos de todos os tempos da faixa das 19h da Globo, Cobras & Lagartos será o próximo título da sessão Vale a Pena Ver de Novo, dedicada a reprises de novelas. A informação foi confirmada nesta segunda (19) à noite pela Comunicação da Globo. Cobras & Lagartos substituirá Caras & Bocas no início do próximo semestre.

A decisão de reprisar Cobras & Lagartos foi tomada depois que o Ministério da Justiça voltou atrás da decisão de vetar a novela para menores de 12 anos, o que impedia a sua exibição antes das 20h. Em despacho publicado no Diário Oficial da União de hoje (19), o órgão atendeu a novo pedido da Globo e liberou a novela para maiores de 10 anos. Assim, a emissora poderá exibi-la em qualquer horário.

Há um mês, o Ministério da Justiça rejeitou pedido da Globo para rever a classificação indicativa de Cobras & Lagartos. A Globo recorreu e o governo reanalisou 10% dos capítulos reeditados pela emissora, sem cenas consideradas impróprias para o horário vespertino.

Durante sua exibição, em 2006, a novela protagonizada por Lázaro Ramos, Taís Araújo, Mariana Ximenes e Carolina Dieckmann foi acusada de abusar nas doses de sexo e violência para o horário das 19h. Um dia antes do último capítulo, o Ministério Público Federal entrou com uma ação contra a Globo. Pressionado, o Ministério da Justiça reclassificou a novela de livre para imprópria para menores de 12 anos, mas apenas depois de seu encerramento.

Como programa impróprio para menores de 12 anos, a novela não poderia ir ao ar nem às 19h. Somente depois das 20h. Neste ano, a Globo adaptou Cobras & Lagartos para o Vale a Pena Ver de Novo. Enviou 10% da novela reeditada para o governo federal. Na primeira análise, em abril, o Ministério da Justiça disse que a obra permanecia com "conteúdos de insinuação e apelo sexual, lesão corporal, exposição ao perigo e a situações constrangedoras, menção a drogas ilícitas e preconceito", o que, pelas normas da Classificação Indicativa, eram incompatíveis com o selo de dez anos.

O governo federal, então, manteve Cobras & Lagartos vetada antes das 20h por conter violência, sexo e drogas lícitas.

No novo despacho, de hoje, o Ministério da Justiça não informa se a Globo fez novos cortes nos 10% de capítulos apresentados. Diz apenas que os capítulos foram reanalisados e que a Globo se comprometeu a manter a obra toda "adequada à classificação de 'não recomendada para menores de dez anos'".

Escrita por João Emanuel Carneiro, Cobras & Lagartos marcou 39 pontos (a mesma de Avenida Brasil e dez pontos maior do que a de Em Família).

LEIA TAMBÉM:

Mimada, Luiza entra para lista das mais chatas de Manoel Carlos

Globo esquece de cicatriz de Gianecchini, e novela tem correria

Milton Neves faz 'merchandising' grátis de entretenimento adulto

Em crise, Fantástico dá menos audiência do que Faustão e futebol

Sabrina Sato cai 40% no Ibope e perde para série infantil do SBT

Padrão segue Fátima e deve fechar com Band nesta semana

Ninfeta, Luiza transa três vezes em dois dias para levantar o Ibope

Luiza revela desejo de ser mãe, mas vai descobrir que é estéril

Veja a primeira imagem de Falso Brilhante, nova novela das nove


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.