Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ô LOUCO, MEU!

Galvão Bueno no lugar de Faustão? Narrador explica pedido inusitado na TV

MAURICIO FIDALGO/TV GLOBO

Galvão Bueno na cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Galvão Bueno na cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio; narrador explica áudio vazado

ELBA KRISS e GABRIEL VAQUER

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 16/8/2021 - 7h00

Destaque na cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Galvão Bueno surpreendeu os telespectadores ao pedir --sem querer-- uma atração nos domingos da Globo. A solicitação inusitada aconteceu por causa de um problema técnico que revelou parte de uma conversa do narrador de 71 anos com sua equipe. Após a repercussão, ele esclarece que tudo não passou de um momento de descontração após horas de trabalho. "São brincadeiras internas que a gente faz", diverte-se.

O trecho "vazado" ocorreu em 3 de agosto, durante o intervalo do confronto entre Brasil e México no futebol. Ao amanhecer --eram 5h59 exatamente--, o veterano chamou um VT e iniciou um bate-papo com os técnicos que o acompanharam nas transmissões do evento multiesportivo. Nesse momento, a frase "eu quero um programa para mim domingo" rapidamente viralizou na internet.

Alguns internautas, felizes com o desempenho de Bueno na narração da Olimpíada, concordaram com o profissional e reforçaram o pedido de uma atração para ele na grade da emissora. "Essas coisas são muito engraçadas porque as pessoas não sabem a origem do que acontece e de como elas surgem (risos)", comenta Galvão para o Notícias da TV.

Segundo o apresentador, a cobertura dos Jogos Olímpicos mobilizou a Globo. Sem poder ir para o Japão, o time de narradores e comentaristas se dividiu entre cabines de narração e um estúdio gigantesco montado no Projac. Por causa do fuso-horário, foram horas noite adentro e manhãs antes do nascer do sol à frente dos trabalhos.

"Foi montado um grande cenário nos estúdios na Globo, naqueles grandes em em que se faz novela. Foi formada toda uma operação. Nós tínhamos nossas equipes fazendo um trabalho brilhante no Japão, com equipes de reportagem e produção de reportagem, porque tínhamos que estar ali. Mas as transmissões foram todas feitas aqui [no Rio de Janeiro]", relembra.

No estúdio, Bueno apareceu em um cenário que representava a Baía de Tóquio e se dividiu entre entradas ao vivo antes e depois dos jogos. Nessas idas e vindas foi que o inesperado sucedeu.

"Em determinado momento, fiquei ali [na cabine] um tempão. Mais de meia hora ao vivo com os comentaristas. Teve um momento que chamei uma reportagem, e o engenheiro de áudio --que cuidou de mim a Olimpíada inteira-- falou: 'Pode falar, que não está no ar'. Mas esqueceram de desligar na emissora, no Jardim Botânico. Sei lá o que aconteceu", detalha.

"E, de brincadeira, falei isso para o coordenador da televisão. Ele falou: 'Está muito bom'. Falei assim: 'Ah, já que está tão bom, vou pedir um programa para mim aos domingos'. Foi uma brincadeira (risos)", diverte-se. Veja o momento em que é possível ouvir a fala de Galvão:

O que o veterano não esperava é que, por causa de uma simples frase, começaria uma bolsa de apostas para vê-lo aos domingos no lugar de Fausto Silva, que deixou a emissora neste ano.

"Não tem nada a ver. E aí vaza: 'Vou pedir um programa para mim aos domingos', 'o Galvão está pedindo um programa de domingo' ou 'ele quer ir para o lugar do Faustão' (risos). Nada disso (risos). São brincadeiras internas que a gente faz", esclarece. 

reprodução/tv globo

Galvão Bueno na cobertura de Tóquio-2020

Até Roberto Carlos ficou preocupado 

O episódio de ter um áudio vazado fez o jornalista relembrar outras situações em que enfrentou problemas técnicos semelhantes. Em julho, durante a cobertura da Eurocopa, uma gravação do locutor levantou inúmeros rumores. Ao final de um jogo, foi possível ouvi-lo falar: "Me desculpe por esse absurdo, não se encerra assim. Sério, estou indo embora".

"Outro áudio que vazou foi na Eurocopa. Eu disse: 'Ah, então, vamos embora'. Foi outra brincadeira. Tanto que logo a seguir eu estava no ar de novo. Falei no microfone interno e vazou no microfone de alguém. Pronto. Virou um escândalo: 'O Galvão diz que vai embora'. Vai embora para onde? (risos)", recorda.

"Essas coisas, às vezes, acontecem. E acaba se criando um fato que não existe e começam: 'O Galvão explodiu' ou 'o Galvão diz que vai embora'", lamenta. Relembre o episódio:

Mas as gafes na Globo não geram apenas especulações desnecessárias. O narrador entrega que uma de suas brincadeiras no ar repercutiu a ponto de deixar Roberto Carlos preocupado, com direito a uma ligação do "rei" para uma palavra amiga.

"Chegou a um ponto de um amigo muito querido que tenho. Ele é um misto de ídolo e amigo, porque o cara é o máximo. Estou falando de Roberto Carlos. O Roberto me ligou e disse: "Bicho, não liga. Já aconteceu comigo também'. Eu: 'Roberto, está tudo bem'. Ele: 'Não, bicho, você acha que não aconteceu comigo também? De vazar o que falei?' (risos). Acaba se dando uma importância... Mas foi ótimo porque fiquei conversando com ele. Conversar com Roberto Carlos? Zerei a vida (risos)", comemora.

"Então, as coisas, às vezes, ganham uma importância porque são divulgadas de uma forma, mas as pessoas não têm ideia da origem de como aconteceu. Foi uma brincadeira e vazou. Não aconteceu nada. Está tudo bem (risos)", frisa.

Após o intenso trabalho nos Jogos Olímpicos, Galvão terá 15 dias de férias. Na quinta-feira (12), ele embarcou para os Estados Unidos para ir ao encontro de Luca Bueno, 19, seu filho caçula que estuda Cinema no país. "Faz um ano e meio que não o vejo, infelizmente, por conta desta pandemia", finaliza.

Veja publicações de Galvão Bueno sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.