Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Grade sem sustentação

Autor da Record reclama que emissora só tem jornalismo

Reprodução/UOL

Carlos Lombardi em entrevista ao jornalista Maurício Stycer, no UOL Vê TV, em agosto de 2013 - Reprodução/UOL

Carlos Lombardi em entrevista ao jornalista Maurício Stycer, no UOL Vê TV, em agosto de 2013

DANIEL CASTRO

Publicado em 17/1/2014 - 5h53

Autor de Pecado Mortal, Carlos Lombardi atribui o fracasso de sua novela ao fato de a Record ser uma "televisão de jornalismo", e não de ficção. Pecado Mortal agradou à críica e aos noveleiros mais assíduos, mas, sem "sustentação na grade", nas últimas semanas vem marcando apenas cinco pontos na Grande São Paulo. Terá o final antecipado para abril.

"Acho que falta dramaturgia na Record. A Record hoje é uma televisão de jornalismo", reclama. Para Lombardi, como quase não tem ficção na programação da emissora, Pecado Mortal "é só um detalhe", que o "público não vai buscar", permanece na Globo, onde a oferta de dramaturgia é muito maior.

Lombardi tem razão. A Record veicula atualmente 10 horas e meia de telejornais por dia. Ou seja, quase metade de sua programação é jornalística. Há somente uma novela, com 45 minutos de duração. Enquanto isso, na Globo, são mais de seis horas de novelas e minisséries diariamente.

Lombardi afirma que Pecado Mortal também sofre com as estratégias da Globo, que chegou a esticar Amor à Vida até perto das 23h, segurando ao máximo o público de telenovelas. Dependente da migração de telespectadores da Globo, muitas vezes Pecado Mortal perde essa audiência, porque ela permanece na Globo ou vai dormir. "A Globo ultimamente tem sido mais agressiva com programação e contraprogramação", constata.

É verdade também que o projeto de teledramaturgia da Record fracassou. A emissora investiu em um complexo de estúdios no Rio de Janeiro para produzir três novelas e uma minissérie simultaneamente. Isso nunca aconteceu. Hoje, discute-se na Record até o fim das novelas e a dedicação exclusiva a minisséries e séries bíblicas.

LEIA TAMBÉM

No quarto capítulo, Caras & Bocas supera novelas inéditas da Globo

Atrasada, Pecado Mortal passa por correria e será encurtada

Incesto: Protagonista de novela da Record vai seduzir a própria irmã

Em Amor à Vida, Pilar é suspeita de ter matado mãe de Aline

Amor à Vida: Félix e Paulinha ficam amigos no final da novela

Homofóbico, César deve terminar aos cuidados de Félix e Niko

'Você está grávida?', pergunta Silvio Santos à filha Patricia Abravanel

Jornal da Globo faz propaganda involuntária do Cidade Alerta

César leva cusparada de Aline, sofre derrame e fica paralítico


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.