Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM VOLTA

Quinta temporada de Sob Pressão enterra casamento de Carolina e Evandro

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Carolina (Marjorie Estiano) está de cabeça baixa e é observada por Evandro (Julio Andrade) em cena de Sob Pressão

Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) na quinta temporada da série Sob Pressão

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 22/4/2024 - 18h00

Disponível no Globoplay desde 2022, a quinta temporada de Sob Pressão chega à TV aberta nesta terça (23). Conhecida pelo apelo dramático, a última leva de episódios pega pesado nas tramas ao abordar a saúde física e mental dos profissionais do Hospital Edith de Magalhães após a pandemia. Além de mortes trágicas, a série decreta o fim do casamento de Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) depois de muitas idas e vindas.

[Atenção: este texto contém spoilers da última temporada de Sob Pressão]

Logo no início, o médico protagonista descobre que o pai que não via há anos está internado num asilo e foi diagnosticado com Alzheimer. Carolina apoia o marido e concorda que eles cuidem de Heleno (Marco Nanini) em casa.

As sequências do idoso, aliás, são responsáveis por grande parte da emoção da temporada. Evandro precisa superar as desavenças do passado para tratar do pai e fazer as pazes com alguém que nem ao menos se lembra dele antes que seja tarde demais.

Mas esse não é o único obstáculo na vida do casal principal. Carolina descobre um câncer na mama e decide esconder a doença do marido. Ela vai atrás do oncologista Daniel (Emilio Dantas), com quem já se relacionou na época da faculdade.

Abalada, a personagem de Marjorie Estiano pede um tempo para Evandro e acaba se envolvendo com Daniel. A protagonista ainda corre risco de morrer durante a cirurgia e repensa a própria vida após o procedimento.

No último episódio, Carolina dispensa um relacionamento com o oncologista --mas promete manter a amizade e não se afastar como no passado. Já Evandro pergunta por quanto tempo eles ainda vão ficar separados.

"A gente já se machucou tanta vezes, depois volta tudo ao normal... Aí acontece de novo. Eu não quero que seja assim tão difícil", admite a médica. Ela ainda diz que o casamento já não tem mais para onde ir, mas ressalta que os dois continuarão formando uma família por Francisco. Por fim, explica que quer focar nela depois de passar a vida cuidando dos outros.

Mortes e fins de ciclo

A temporada ainda mostra a morte de Charles (Pablo Sanábio), vítima de um acidente numa ambulância. Carolina se sente culpada pela tragédia, já que era para ela estar no veículo no lugar dele. Heleno também não resiste às complicações de sua doença.

Já Décio (Bruno Garcia) toma uma difícil decisão e pede demissão para ir estudar Gestão em Saúde Pública em Londres, na Inglaterra. O diretor nomeia Vera (Drica Moraes) para ocupar seu lugar.

Mas a infectologista entra em crise com a nova responsabilidade e volta a beber no hospital. Mauro (David Junior) percebe a situação da médica e faz de tudo para ajudá-la. No final, os dois decidem assumir a relação.

Outra trama importante é a da enfermeira Livia (Barbara Reis), que começa a temporada com problemas financeiros depois de o marido perder o emprego. Ela recebe uma proposta ilegal para roubar itens médicos da farmácia do hospital, como soro, seringas e compressas, mas recusa mesmo em situação difícil e denuncia a quadrilha.

A quinta temporada conta ainda com as participações de Lázaro Ramos, Irene Ravache, Tony Ramos, Fabio Assunção, Douglas Silva, Inez Viana, Chandelly Braz, Thaissa Carvalho e Juan Paiva.

Coprodução da Globo e Conspiração, Sob Pressão estreou em 2017, rapidamente conquistou o público e virou um fenômeno na TV aberta. Marjorie Estiano foi indicada ao Emmy Internacional de melhor atriz em 2019 pelo trabalho na segunda temporada. A quinta leva de episódios será exibida às terças na Globo, às 23h, após Encantado's.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.