Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOÃO CÔRTES

Ator se cura com personagem gay em Encantado's: 'É a maior bandeira dele'

MANOELLA MELLO/TV GLOBO

O ator João Côrtes usa camiseta branca e posa caracterizado como Celso em cenário da série Encantado's

João Côrtes interpreta o locutor Celso na série Encantado's, que volta à TV nesta terça (23)

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 23/4/2024 - 18h00

João Côrtes volta ao ar na Globo nesta terça (23) com a segunda temporada da série Encantado's. Ele vive o locutor do supermercado, Celso, um personagem que diverte os clientes durante o dia e ainda trabalha à noite como coreógrafo da escola de samba Joia do Encantado. Para o ator, esse trabalho o ajudou a quebrar barreiras internas que ele tinha. 

"Tem muitos temperos envolvidos. Fazer um personagem gay que não pede desculpa por ser quem ele é, não pede licença, não tem medo, não tem vergonha.... E não retratar uma narrativa LGBT de vítima da sociedade, que sofre, que apanha, sabe? O fato de ele ser gay é justamente a maior bandeira dele, é o que faz ele brilhar, é o que faz ele ser exatamente quem ele é, e ele brilha em toda a sua essência", comenta o intérprete, que assumiu que é homossexual há quase quatro anos.

Ele lembra que não é a primeira vez que fala que o personagem de Encantado's o curou. "E digo de novo: o Celso me curou, curou o meu feminino, curou a minha energia feminina em muitos lugares. Eu sou um ser humano melhor por causa dele, por causa desse personagem", declara o ator de 28 anos.

Para o intérprete, voltar a interpreta o locutor na segunda temporada foi uma chance de aprimorar o trabalho. "O Celso é um personagem maravilhoso na primeira temporada, mas, sendo muito sincero... Na primeira temporada, eu senti que eu entreguei o Celso e foi bom, ok. Mas, aí, esta segunda temporada, eu senti que agora sim, eu acertei quem é o Celso", admite.

Cortês fala que dar continuidade ao personagem é uma oportunidade de tornar uma performance aperfeiçoada, seja na estética ou na energia colocada em cada cena.

Encantado's segue com o time principal todo em campo. A principal mudança é no antagonismo, que passa a ser desenvolvido pela personagem interpretada por Eliane Giardini, a bicheira Dalva. Ela substitui Madurão (Tony Ramos) no ponto do bicho do mercado Encantado's e deseja se vingar dos donos, a família Ponza, formada pelos irmãos Eraldo (Luis Miranda) e Olímpia (Vilma Melo), além da matriarca Marlene (Dhu Moraes).

"O humor se faz junto, não se faz sozinho. Então, você joga e, como é todo mundo bom para caramba, o jogo fica elevado", diz o ruivo sobre os colegas. Ele fala que o elenco é uma família e vai longe para elogiá-los. "Cada um com o seu superpoder, cada um com a sua autenticidade, cada um com a sua característica e, juntos, viramos os Power Rangers", fala.

A segunda temporada da série entra no ar nesta terça na TV aberta após a exibição da novela Renascer, mas todos os 12 episódios estão disponíveis no Globoplay desde 12 de março.

Encantado's surgiu de uma oficina da Globo para roteiristas negros. Thais Pontes e Renata Andrade criaram a série na mesa de um bar com o desejo de falar sobre temas com que elas se identificam. Antonio Prata, Chico Mattoso e Hela Santana integram a equipe de roteiristas e já escrevem a terceira temporada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.