Segunda Chamada

Segunda Chamada

Ficha técnica: Drama, Brasil, 2019. Criação: Carla Faour e Julia Spadaccini. Elenco: Debora Bloch, Paulo Gorgulho, Hermila Guedes, Thalita Carauta, Silvio Guindane. Disponível no Globoplay.

Sinopse: A série se passa em uma escola na periferia de São Paulo, em um curso noturno na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os alunos são pessoas que passam dificuldades na vida e muitas vezes trazem seus problemas para a sala de aula. Os professores fazem de tudo para ajudar os estudantes a superarem os obstáculos. Dramas dos educadores também são tema.

Por que assistir: Essa é a série mais política lançada nos últimos anos pela Globo. Segunda Chamada emociona o público ao denunciar as injustiças sociais e a precariedade do ensino público e defender o respeito às minorias.

 Truth Be Told

Truth Be Told

Ficha técnica: Drama, EUA, 2019. Criação: Nichelle Tramble Spellman. Elenco: Octavia Spencer, Aaron Paul, Lizzy Caplan, Ron Cephas Jones e Elizabeth Perkins. Disponível no Apple TV+.

Sinopse: A renomada jornalista Poppy Parnell (Octavia Spencer) ganhou fama com uma série de reportagens que culminaram na prisão perpétua do jovem Warren Cave (Paul), há duas décadas. Nos dias atuais, uma nova evidência vem à tona e Poppy se sente arrependida, pois descobre que Warren pode ser inocente, no final das contas.

Por que assistir: Primeira série policial da Apple, Truth Be Told entrega o que promete: uma trama simples, didática e bem fácil de acompanhar. A história não é tão elaborada para o gosto mais refinado, mas o drama vale a pena pelas atuações no ponto da dupla de protagonista, Octavia e Paul.

The Marvelous Mrs. Maisel

The Marvelous Mrs. Maisel

Ficha técnica: Comédia, EUA, 2017. Criação: Amy Sherman-Palladino. Elenco: Rachel Brosnahan, Michael Zengen, Marin Hinkle, Alex Borstein, Tony Shalhoub. Disponível no Prime Video.

Sinopse: A dondoca Miriam Maisel (Rachel Brosnahan) passa apuros ao se separar do marido, um vendedor aspirante a humorista de stand-up. Bêbada em um bar, após fazer um desabafo, ela recebe incentivos de uma desconhecida para virar uma comediante.

Por que assistir: Premiada com 16 Emmys, The Marvelous Mrs. Maisel propõe uma discussão bem-humorada sobre o papel da mulher na sociedade dos anos 1950 e 1960. A protagonista desafia as convenções de gênero e não só vira uma mulher independente em Nova York como assume uma profissão em um meio extremamente machista.

The Feed

The Feed

Ficha técnica: Drama, Reino Unido, 2019. Criação: Channing Powell. Elenco: Guy Burnett, David Thewlis, Michelle Fairley. Disponível na Amazon.

Sinospe: Em um futuro nem tão distante, uma empresa chamada de The Feed (A Fonte) cria um dispositivo que, ao ser inserido nos neurônios de uma pessoa, permite acesso à internet apenas com um pensamento. Mas a tecnologia que promete salvar vidas e melhorar o mundo causa danos psicológicos.

Por que assistir: Quem gosta de Black Mirror e curtiu Years and Years tem de ver The Feed, que é um cruzamento dessas duas séries elogiadas. Muitas histórias relatadas assustam por estarem muito próximas da realidade em que vivemos. A trama ainda permite reflexões sobre o estilo moderno de vida, com um elenco tarimbado, escalado meticulosamente.