(Isabel Fillardis)
Aparecida (Isabel Fillardis) é uma mãezona. Tem apenas dois filhos, Manoel (Ygor Marçal) e Sônia (Bárbara Sut), mas acaba cuidando de todos ao seu redor. Inclusive do melhor amigo do filho, Marcelino (Levi Asaf). Aparecida foi o primeiro colo feminino que a criança, abandonada na porta da Irmandade São Jacinto quando ainda era bebê, pôde conhecer.
Marcelino é filho de Marê (Camila Queiroz), mas foi jogado à própria sorte depois que a mãe foi presa injustamente por assassinato. De coração bom, Aparecida não hesita em ajudar a cuidar da criança durante seus primeiros anos de vida. Vizinha da Irmandade onde o menino mora, ela o apoia e o visita constantemente.
É casada com Antônio (Alan Rocha), com quem tem um relacionamento perfeito --eles são apaixonados um pelo outro como no tempo em que eram namorados. Mas a mulher guarda um segredo, relacionado à filha mais velha, que pode abalar a relação do casal: Sônia engravida de um namorado e esconde a informação do pai.
Ela também cuida da queijaria de Anselmo (Paulo Betti) ao lado de Antônio, mas sofre uma ascensão social no decorrer da novela. Apaixonada por música, começa a almejar a carreira de cantora por incentivo do marido.