Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Todas as Flores e Travessia: Globo errou ao lançar duas novelas ao mesmo tempo?

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/10/2022 - 19h15

Confira a seguir a transcrição do vídeo. A Globo investiu em uma estratégia até então inédita e lançou duas novelas das 21h praticamente ao mesmo tempo. Depois de Pantanal, seria a vez de Todas As Flores ocupar o horário nobre. Mas a trama foi parar no Globoplay e quem passou na frente foi Gloria Perez com a sua Travessia. Será que essa estratégia vai dar certo?

A colunista Carla Bittencourt traz sua análise sobre o assunto. Muita gente anda se perguntando se a Globo tá dando um tiro no pé colocando Todas as Flores no Globoplay, ao mesmo tempo praticamente em que estreia Travessia no horário nobre da Globo.

Eu particularmente acho que não tem tiro no pé nenhum, que foi uma decisão super acertada da TV Globo porque a Glória Perez, ela é uma autora mais popular, ela entende o que o povo quer. Ela bota a novela dela na boca do povo.

O João Emanuel Carneiro me parece um autor um pouco mais sofisticado, ele parece escrever para uma bolha. E é essa bolha que consome o streaming. Porque a gente tende a imaginar que todo mundo tem acesso à internet, todo mundo tem 4g em casa, todo mundo tem wi-fi... E a verdade não é essa. A verdade é que a grande maioria ainda assiste a TV aberta. E o João Emanuel, ele não é esse autor tão popular.

A Regra do Jogo e Segundo Sol estão aí para comprovar que ele não fez assim um grande sucesso depois de Avenida Brasil. Foram novelas muito boas, mas que não caíram na boca do povo. Então Todas as Flores tem todos os ingredientes para conquistar esse público do streaming, que é um público que gosta de uma novela com ganchos, um público que de repente gosta de tramas um pouco mais densas, mais pesadas...

Então a Globo, na hora de escolher um autor para colocar no streaming, que tá precisando de novos assinantes, que tá brigando aí com a HBO Max, que queria investir em novela, acho que a Globo tomou uma decisão acertada, de colocar o João Emanuel para escrever a novela para o Globoplay, e deixar a Glória Perez, que é uma autora que fala a linguagem do povão para o horário nobre, que é o filé mignon da casa, né?

O colunista Gabriel Vaquer assina embaixo da visão de Carla. Vejam só.

Eu acho que a questão de Travessia e Todas as Flores, para mim, é muito mais marketing do que qualquer outra coisa. Travessia passou na frente de Todas as Flores porque, na visão dessa direção atual da Globo é uma novela mais "classicona", com mais chances de manter o que Pantanal manteve durante toda a sua trajetória, uma média de 30 pontos, uma repercussão em alta e tudo mais.

E Todas as Flores a gente tem que entender que é uma novela que vai ter, vai ser mais pesada, que tinha um dramalhão ali na sua trama principal, mas era uma novela que poderia desagradar quem gosta mais de folhetim clássico, como é Pantanal. Eu acho que para mim esse é o principal ponto.

O segundo ponto é que o próprio João Emanuel Carneiro vem de duas novelas que não foram tão bem assim. Autor reconhecidíssimo, Avenida Brasil, A Favorita, Cobras e Lagartos e Da Cor do Pecado, mas... Segundo Sol teve uma boa audiência, mas foi muito criticada e A Regra do Jogo eu não preciso nem falar, né? Perdeu para a Record no horário nobre.

Então, acho que também tem essa questão. Mas tem o respeito que a própria Globo tem pelo João Emanuel Carneiro, né? Então eu acho que é um pouco isso. Para mim é muito mais uma questão de divulgação de marketing, mas também de não dizer que um dos principais autores foi rebaixado, né? É feio. Vamos ser bem sinceros. Valeu, Lu. Até a próxima!

Assista também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas