Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TUDO NO SIGILO

Globo arma operação de guerra para esconder cantores do The Masked Singer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Uma mulher fantasiada de unicórnio inclina o corpo enquanto segura um microfone durante sua performance no The Masked Singer Brasil

Cantora fantasiada de unicórnio canta nos vídeos promocionais do The Masked Singer Brasil

A Globo armou uma operação de guerra para conseguir manter o segredo das identidades dos 12 cantores misteriosos do The Masked Singer Brasil, reality que estreia na próxima terça-feira (10). O protocolo inclui a "expulsão" da plateia do estúdio, disfarces dos participantes e contratos de sigilo para os funcionários envolvidos na produção.

Nem mesmo a apresentadora Ivete Sangalo sabe a identidade dos cantores. "Eu pedi para eles não me revelarem", afirmou. Os jurados Taís Araujo, Simone Mendes, Rodrigo Lombardi e Eduardo Sterblitch, assim como o público, não recebem nenhuma informação sobre os competidores e são obrigados a adivinhar quem está por trás das máscaras.

Os cuidados começam antes da chegada dos cantores à Globo. É a produção quem seleciona as músicas que eles irão performar no palco. Muitas vezes, o mascarado não sabe a letra, o ritmo e até mesmo o idioma da canção.

Por essa razão, todos passam por aulas com preparadores vocais, para encontrarem os tons corretos. Mas esses treinos são feitos por videoconferência, com a câmera do cantor desligada, para que os professores também não saibam quem está do outro lado.

Como as performances são todas com playback, eles são obrigados a irem a estúdios para gravar a cantoria. Para isso, as salas são todas isoladas, e os operadores da mesa de som não conseguem ver quem está soltando a voz na sala ao lado.

Participante do The Masked Singer Brasil acompanhado de seu "guardião"

Disfarce até na rua

Enquanto estiverem a serviço da Globo, os 12 cantores são obrigados a transitar disfarçados em público. Para isso, eles ganharam um moletom preto, com uma estampa gigante dizendo "Não fale comigo" (veja a foto ao lado), uma viseira preta que tapa todo o rosto, e capuz para esconder os cabelos.

Cada um tem um "guardião" à disposição. Esse funcionário da produção é um dos poucos que sabe quem está por trás das máscaras, e também o responsável por conduzir o artista de sua casa ou hotel até os Estúdios Globo, e também por atender às demandas pessoais do famoso.

"Eles não sabem entre eles quem são [os demais participantes]. Não podem ter nenhum contato, não conversam entre eles. Tem alguns momentos em que estão no palco juntos, mas eles não podem falar uns com os outros", disse o diretor Marcelo Amiky, da Endemol Shine Brasil, produtora responsável pelo formato.

Plateia 'expulsa'

Quatro episódios do The Masked Singer já foram gravados e quatro participantes já tiveram suas identidades reveladas. Como o reality show tem uma plateia física, a Globo precisou "expulsar" seus convidados do recinto no ponto crucial do programa.

"No momento em que a gente vai desmascarar as pessoas, a gente tira a plateia do estúdio", disse Adriano Ricco, diretor do programa. "Ficam somente a Ivete Sangalo e os jurados no estúdio", completou.

E a regra se aplica também para os profissionais que atuam no switcher (sala de operações) do programa. Na hora da revelação, permanecem somente Ricco e um diretor operacional. Todo o restante da equipe é obrigada a sair da sala e retornar somente após a captação das cenas das revelações.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.