Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BOA DE IBOPE

TV Brasil paga R$ 3 milhões para exibir mais uma novela da Record; saiba qual

DIVULGAÇÃO/RECORD

Sidney Sampaio com uma espada em mãos durante uma cena de A Terra Prometida

Sidney Sampaio em A Terra Prometida (2018): TV Brasil paga caro para reprisar novela da Record

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 18/7/2022 - 13h52

A TV Brasil seguirá investindo em novelas da Record nos próximos meses por causa do bom desempenho de ibope. As tramas compradas pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), mantida pelo Governo Federal, fizeram a emissora estatal entrar na briga pelo quinto lugar de audiência no mercado nacional e ultrapassar a RedeTV!. Após Os Dez Mandamentos (2015) e A Escrava Isaura (2004), a TV Brasil exibirá A Terra Prometida (2016)

A compra foi fechada na semana passada. Segundo apurou o Notícias da TV, o valor foi praticamente o mesmo das outras duas tramas: cerca de R$ 3 milhões. A Terra Prometida vai substituir A Escrava Isaura, atualmente em exibição às 20h. No horário das 18h, a TV Brasil também mostra Os Imigrantes (1981), feita pela Band.

O investimento em novelas foi uma forma que a nova direção da TV Brasil encontrou para tirar a rede governamental do zero de ibope. E deu certo. Em junho na Grande São Paulo, o principal mercado do Brasil, foram 0,33 ponto na faixa entre 7h e 0h. No mesmo período, a RedeTV! alcançou 0,34. A TV Cultura ficou com 0,44.

A estratégia já causou debate no Congresso Nacional. Em 2021, o deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ) pediu que o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PL-RN), explicasse os critérios para a compra das tramas da Record. A rede é de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

No requerimento protocolado na Câmara, o deputado afirmou que o valor desembolsado representa 40% de todo orçamento da EBC para compra de séries, filmes e outros conteúdos e 70% do dinheiro disponível para adquirir direitos de novelas, um valor bastante alto. Faria diz que os gastos estão dentro da legalidade.

A Terra Prometida na TV Brasil

A Terra Prometida é a sequência direta de Os Dez Mandamentos. Após a morte de Moisés (Guilherme Winter), Josué (Sidney Sampaio) torna-se o novo líder dos hebreus. Ele é um guerreiro experiente, dotado de coragem, determinação e de uma fé poderosa. Josué deve conduzir o seu povo até a terra prometida, Canaã. Juntos, eles precisam cruzar o Rio Jordão em época de cheia, e guerrear contra os Cananeus, que dominam aquela terra. 

Com 179 capítulos, a novela alcançou média de 16 pontos na ocasião e foi a bíblica mais bem sucedida depois da trama que abriu o Mar Vermelho. Essa será sua terceira exibição. Além da original, a Record reprisou a novela em 2018 no horário nobre e conseguiu o bom índice de 10 pontos na Grande São Paulo. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.