Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Sheron Menezzes agradece Ruth de Souza durante Encontro: 'Minha guia'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sheron Menezzes no Encontro desta segunda-feira (29); atriz agradeceu Ruth de Souza por seu pioneirismo  - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sheron Menezzes no Encontro desta segunda-feira (29); atriz agradeceu Ruth de Souza por seu pioneirismo

REDAÇÃO

Publicado em 29/7/2019 - 12h09

Durante o Encontro com Fátima Bernardes desta segunda-feira (29), Sheron Menezzes agradeceu a Ruth de Souza, que morreu ontem (28), por ter sido a primeira mulher negra a protagonizar uma novela. A atriz, que entra no ar a partir de hoje em Bom Sucesso, falou que deve muito à luta de dona Ruth. "Muito obrigada, de onde você estiver, você sempre será minha guia", disse ela, emocionada.

Após ser questionada pelo apresentador André Curvello sobre a homenagem publicada por ela nas redes sociais, Sheron falou que Ruth de Souza abriu o caminho para as mulheres negras na atuação. "Ela foi a mulher que fez com que eu estivesse aqui. Por causa dela, hoje eu acredito que é possível nós [mulheres negras] estarmos aqui também", completou a vilã Gisele da nova novela das sete.

"Gigante das artes. Fica o legado de dona Ruth", finalizou Patrícia Poeta, que está cobrindo as férias de Fátima Bernardes do Encontro. O corpo da atriz é velado no Theatro Municipal desde as 10h desta segunda (29), local em que Ruth de Souza subiu aos palcos pela primeira vez.

Em seu Instagram, Sheron publicou uma foto de Ruth e disse que ela a fez acreditar que tudo era possível.

Confira a homenagem de Sheron Menezzes a Ruth de Souza: 

View this post on Instagram

Obrigada por lutar e me fazer acreditar que é possivel! Descanse em paz Rainha. R.I.P Ruth de Souza

A post shared by Sheron Menezzes (@sheronmenezzes) on


Atriz morreu aos 98 anos

Ruth de Souza morreu aos 98 anos na manhã de ontem (28), em decorrência de complicações de um quadro de pneumonia. A atriz estava internada no Hospital Copa D'Or, na Zona Sul, onde deu entrada na última segunda-feira (22) com falta de ar. Com 75 anos de carreira, ela fez história na TV brasileira.

"O Hospital Copa D'Or informa, com pesar, o falecimento da paciente Ruth de Souza, às 11h20 deste domingo", informou a instituição em nota enviada à imprensa.

Ruth nasceu no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921 e até os nove anos vivia com a família em uma fazenda em Porto do Marinho, no interior de Minas Gerais. Com a morte do pai, ela e a mãe voltaram a morar no Rio de Janeiro.

Ela se interessou pelo teatro ainda na infância e fez sua estreia nos palcos em O Imperador Jones, em 1945. Graças a uma bolsa de estudos, a atriz fez cursos nos Estados Unidos.

Depois, ela foi indicada pelo autor Jorge Amado e estreou no cinema em Terra Violenta (1948), adaptação do romance Terras do Sem Fim. Contratada para o elenco fixo da extinta Vera Cruz, ela atuou em Ângela (1951), Terra É Sempre Terra (1952) e Sinhá Moça (1953).

Por seu desempenho em Sinhá Moça, ela se tornou a primeira atriz brasileira indicada para prêmio internacional: o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1954.

Depois de atuar em radionovelas e trabalhar nos teleteatros da TV Tupi e da Record, em 1969, a atriz se tornou a primeira negra a protagonizar uma novela: A Cabana do Pai Tomás, na Globo.

O último trabalho da atriz também foi na emissora. A veterana participou da minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, exibida em abril pela Globo. Na trama de Ricardo Linhares, ela viveu Madalena, uma idosa abandonada pela família e que foi brutalmente assassinada.

"Eu me vejo com uma foice em uma floresta abrindo caminho para mim mesma. E o pessoal veio atrás", declarou Ruth na coletiva de imprensa da minissérie quando questionada sobre a representatividade da mulher negra na televisão.

Ruth de Souza tinha o sonho de ser atriz desde a infância. "Eu era apaixonada por cinema. Queria ser atriz, mas naquela época não tinha atores negros, e muita gente ria de mim. 'Imagina, ela quer ser artista! Não tem artista preto.' Eu ficava meio chateada, mas sabia que ia fazer. Como, não sabia", contou ao site Memória Globo.

No Carnaval deste ano, Ruth foi homenageada pela escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz com o enredo Ruth de Souza - Senhora liberdade. Abre as asas sobre nós. "Eu fiquei tão espantada. Que eu falei 'para eu não ficar nervosa vou pensar que estou estreando uma peça'. Foi muito comovente", afirmou a atriz em entrevista na época do desfile. Ruth não tinha filhos, apenas sobrinhos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.