Documentário
Divulgação/Nat Geo
O jornalista Mauro Betting em depoimento para 100 Anos de Seleção Brasileira, que ele dirige
DANIEL CASTRO
Publicado em 3/5/2014 - 8h39
Estreia neste sábado no canal pago Nat Geo a série de cinco documentários 100 Anos de Seleção Brasileira. A produção, dirigida pelo jornalista Mauro Betting e Ricardo Aidar, vai além de um retrato dos cinco títulos mundiais conquistados pelo Brasil. Tenta mostrar como o futebol explica o Brasil.
Cada um dos cinco episódios da série aborda uma das Copas vencidas pelo "escrete canarinho" e trata de um ou mais subtemas. A Copa de 1958, que abre a série, explica a queda do "complexo de vira-latas", a "depressão" que tomou conta dos brasileiros após a derrota de 1950, e aborda o racismo no futebol. A campanha do tetra, em 1994, nos Estados Unidos, fala da relação do futebol com o samba.
"A gente não quis ficar só no futebol. Tentamos explorar o lado social, cultural, político, econômico, sociológico e antropológico do futebol e do Brasil. Nada explica tão bem a nossa vida quanto o futebol", conceitua Mauro Betting.
100 Anos de Seleção Brasileira traz uma estrutura tradicional de documentário, mesclando depoimentos com imagens. Algumas seleções de craques relatam suas experiências, a começar por Pelé, passando por Zito, Coutinho, Zico, Dunga, Rivelino, Cafu, Ronaldo, Neymar. Jornalistas como Paulo Vinícius Coelho e Renato Maurício Prado complementam as narrativas.
As imagens trazem algumas preciosidades. Arthur Friedenreich, primeira estrela do futebol brasileiro, aparece em uma excursão da seleção à França, em 1925. Leônidas Silva, o grande craque da fase pré-Pelé, inventor da bicicleta, surge em material raro.
Projeto da produtora Canal Azul, em parceria com Nat Geo, Fox Sports e Band, 100 Anos de Seleção Brasileira começou a ser produzida em setembro, sob a motivação da Copa do Mundo no Brasil. No Nat Geo, irá ao ar aos sábados, às 22h30.
LEIA TAMBÉM
Morador de Paulínia paga 'dízimo' para Record gravar Sabrina
Fãs de Sheherazade fazem campanha para ela ficar no SBT
Band deve contratar Rachel Sheherazade na semana que vem
Audiência da TV paga dispara e cresce 70% com crise de Em Família
Cueca de Neymar chama a atenção de repórter da CNN
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.