Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Documentário

Série sobre 100 anos da seleção mostra como futebol explica Brasil

Divulgação/Nat Geo

O jornalista Mauro Betting em depoimento para 100 Anos de Seleção Brasileira, que ele dirige - Divulgação/Nat Geo

O jornalista Mauro Betting em depoimento para 100 Anos de Seleção Brasileira, que ele dirige

DANIEL CASTRO

Publicado em 3/5/2014 - 8h39

Estreia neste sábado no canal pago Nat Geo a série de cinco documentários 100 Anos de Seleção Brasileira. A produção, dirigida pelo jornalista Mauro Betting e Ricardo Aidar, vai além de um retrato dos cinco títulos mundiais conquistados pelo Brasil. Tenta mostrar como o futebol explica o Brasil. 

Cada um dos cinco episódios da série aborda uma das Copas vencidas pelo "escrete canarinho" e trata de um ou mais subtemas. A Copa de 1958, que abre a série, explica a queda do "complexo de vira-latas", a "depressão" que tomou conta dos brasileiros após a derrota de 1950, e aborda o racismo no futebol. A campanha do tetra, em 1994, nos Estados Unidos, fala da relação do futebol com o samba.

"A gente não quis ficar só no futebol. Tentamos explorar o lado social, cultural, político, econômico, sociológico e antropológico do futebol e do Brasil. Nada explica tão bem a nossa vida quanto o futebol", conceitua Mauro Betting.

100 Anos de Seleção Brasileira traz uma estrutura tradicional de documentário, mesclando depoimentos com imagens. Algumas seleções de craques relatam suas experiências, a começar por Pelé, passando por Zito, Coutinho, Zico, Dunga, Rivelino, Cafu, Ronaldo, Neymar. Jornalistas como Paulo Vinícius Coelho e Renato Maurício Prado complementam as narrativas.

As imagens trazem algumas preciosidades. Arthur Friedenreich, primeira estrela do futebol brasileiro, aparece em uma excursão da seleção à França, em 1925. Leônidas Silva, o grande craque da fase pré-Pelé, inventor da bicicleta, surge em material raro.

Projeto da produtora Canal Azul, em parceria com Nat Geo, Fox Sports e Band, 100 Anos de Seleção Brasileira começou a ser produzida em setembro, sob a motivação da Copa do Mundo no Brasil. No Nat Geo, irá ao ar aos sábados, às 22h30.

LEIA TAMBÉM

Morador de Paulínia paga 'dízimo' para Record gravar Sabrina

Fãs de Sheherazade fazem campanha para ela ficar no SBT 

Band deve contratar Rachel Sheherazade na semana que vem

Audiência da TV paga dispara e cresce 70% com crise de Em Família

Cueca de Neymar chama a atenção de repórter da CNN


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.