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GUERRA DO STREAMING

Sem Disney, Globo derruba assinatura do Telecine para lucrar R$ 100 milhões

REPRODUÇÃO/DISNEY

Charlize Theron e Benedict Cumberbatch em uma cena de Doutor Estranho 2

Charlize Theron e Benedict Cumberbatch em Doutor Estranho: Globo reduz preço do Telecine

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 5/10/2022 - 6h35
Atualizado em 6/10/2022 - 13h03

Sem o grande cardápio de filmes da Disney, da antiga 21st Century Fox e da Paramount, a Globo decidiu reduzir o preço da assinatura do Telecine a partir desta semana. A queda do pacote ultrapassa 20%. Além disso, foi criado um plano anual, que já era regra em outros produtos vendidos pelo conglomerado de mídia. O objetivo é manter a arrecadação anual dos canais, que ultrapassa R$ 100 milhões. 

Os novos preços já estão disponíveis pela venda direta na internet. Antes, quem queria assinar o Telecine pagava uma mensalidade de R$ 37,90 por mês. Agora, os novos assinantes já encontram o preço novo por R$ 27,90. O novo valor também vale para antigos clientes, que já foram avisados por e-mail. 

A redução dos valores é de 21,1%. Ainda não houve redução nos pacotes para TVs por assinatura, mas o Notícias da TV apurou que existem negociações com operadoras como Claro e Sky para que haja uma queda no mesmo nível. O objetivo é fazer um preço competitivo e convidativo para novos clientes. 

Nesta semana, a Globo também disponibilizou o plano anual do Telecine, que deixa a assinatura ainda mais em conta. Quem quiser pagar de uma vez só para ter a rede de canais de filmes, desembolsa  286,80 por ano --o que sai R$ 23,90 por mês. Com isso, a redução na mensalidade é ainda maior, de 36,9%. 

Atualmente, o Telecine tem cerca de 250 mil clientes ativos direta ou indiretamente --com intermédio de TV por assinatura. Por mês, a arrecadação da Globo com ele é de R$ 9,475 milhões. Por ano, os valores alcançam até R$ 113,7 milhões --existem variações a depender de cancelamentos ou adesões.

Disney tirou filmes do Telecine

O motivo da redução do Telecine é fruto da concorrência com as plataformas de streaming dos grandes estúdios de cinema. A Disney retirou o direito de exibir filmes da Marvel e da própria empresa, além da Fox, que se fundiu com a empresa de Mickey Mouse no Brasil em 2020. 

A Paramount também reduziu bastante seu cardápio cedido ao Telecine para priorizar seu streaming. A Warner tem acordo de segunda janela --a estreia de um blockbuster fica com a HBO, seu canal de filmes à la carte . Mas depois de um ano, ele pode ser mostrado na rede de canais da Globo. 

O Telecine existe desde 1991, quando a Globo passou a investir na TV por assinatura. Hoje, além dos tradicionais canais lineares, ele é uma marca que patrocina filmes nacionais e, em parceria com estúdios, faz promoções de conteúdo de grandes lançamentos do cinema de todo o mundo. 

Procurado pelo Notícias da TV, o Telecine emitiu o seguinte comunicado: 

"A partir dos dados de consumo e da nossa audiência, testamos e adaptamos a programação, buscando oferecer com amplitude a pluralidade da indústria. E é exatamente seguindo esse conceito que a marca mantém seu portfólio em constante renovação, adicionando novos parceiros para trazer produções do mercado alternativo até blockbusters e franquias de sucesso para o público.

Entendemos que, diante de um universo com tantas possibilidades, a redução do preço é uma estratégia de mercado que visa tornar o produto mais acessível para o público. Os valores do Telecine para novos assinantes já estão vigentes, seja através do Globoplay ou todas as operadoras, inclusive Claro e SKY".


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