TRADIÇÃO
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Com um público majoritariamente feminino, Roberto Carlos é alvo de marcas de moda e beleza
Apesar dos recentes recordes negativos, o Especial Roberto Carlos ainda rende bem para a Globo financeiramente. Tão certo quanto as festas de Natal e Ano-Novo no calendário de fim de ano brasileiro, o programa ganhou um plano comercial da emissora que vende uma cota de 30 segundos por R$ 420,4 mil. O mesmo tempo na final do BBB 22, por exemplo custou R$ 650 mil.
O valor alto se deve à credibilidade do cantor e do especial, que está no ar há quatro décadas. Com um público majoritariamente feminino --as mulheres são 62% da audiência da atração--, o rei é alvo de marcas de moda e beleza. Conta ainda a favor do programa o fato de, normalmente, envolver toda a família em frente à TV.
De acordo com o documento ao qual o Notícias da TV teve acesso, 72% dos brasileiros afirmam que assistem a mais especiais no Natal, época em que as pessoas estão sensíveis a compras. A atração comandada por Roberto Carlos terá 70 minutos, com quatro blocos e três intervalos comerciais. A emissora espera vender, no mínimo, três cotas de patrocínio no valor de R$ 420,4 mil. O custo da produção do anúncio é por conta do anunciante.
Neste ano, o especial terá um ambiente diferente com alguns influenciadores convidados para o show. Após as apresentações de Roberto Carlos e outros artistas, o programa exibirá as personalidades da internet conversando sobre o conteúdo e compartilhando o que viram.
O aquecimento para a atração começará a partir de 9 de dezembro, com reportagens nos programas da casa. O destaque deste ano é Marcos Mion , que é descrito no plano comercial como "um apresentador que há muito tempo é aguardado pelo público".
Uma ação de merchandising divulgando o especial --no ar em 23 de dezembro-- está programada para aquecer o público de forma divertida e alto astral. "Em uma ação de conteúdo do programa, teremos Mion divulgando o show e incentivando o público a assistir", informa o documento entregue ao mercado publicitário.
Em 2021, no primeiro show inédito do rei para a TV desde 2018 --nos dois anos anteriores a emissora havia exibido reprises-- o especial registrou 18,1 pontos de média na Grande São Paulo, o segundo pior ibope da história da atração exibida pela Globo desde 1974.
A missão de virar esse jogo não é será nada fácil. A apresentação está marcada para começar logo após Travessia, e é aí que está o problema. Tradicionalmente, o Especial Roberto Carlos depende do desempenho da trama que o antecede para ter bons índices, e a novela de Gloria Perez não anda com números expressivos capazes de mudar essa sequência de recordes negativos. Para completar, Lucy Aves, a protagonista Brisa, cantará com o rei.
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