Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

EXPLICAÇÃO SIMPLES

Saiba por que Globo não chamou plantão com plano para matar o presidente Lula

Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bate palma durante uma reunião

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 2ª Sessão da Reunião de Líderes do G20

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 19/11/2024 - 15h50

A Globo foi acusada nas redes sociais de não ter dado a devida atenção ao plano de militares para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Alguns perfis questionaram o porquê da emissora não ter chamado a tradicional vinheta de plantão. A explicação, contudo, é simples: a notícia saiu justamente durante o Bom Dia Brasil.

Nos últimos anos, a Globo passou a ser mais criteriosa com a vinheta que até hoje é considerada um “mau presságio" por boa parte dos telespectadores. Ela interrompe apenas programas gravados ou em horários destinados à programação local, em que o corte brusco é inevitável.

Um dos exemplos recentes foi o anúncio de que Donald Trump havia sido eleito presidente dos Estados Unidos em 6 de novembro. Ana Paula Araújo entrou ao vivo por volta das 19h30, justamente quando a emissora exibia telejornais locais. Era impossível coordenar a ação para que todos os apresentadores passassem o bastão para os estúdios no Rio de Janeiro.

Já o plano para assassinar não só Lula, mas também o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi revelado justamente no horário de um telejornal que é transmitido para todo o Brasil.

Ou seja, não havia a necessidade de uma vinheta para passar a programação para o Departamento de Jornalismo, uma que o próprio estava no ar.

O mesmo aconteceu com a morte de Silvio Santos (1930-2024), em que a apresentadora Rita Batista fez a transição para que Zileide Silva seguisse com a cobertura nos estúdios do Jornal Hoje. Não houve a exibição da vinheta.

A dúvida rapidamente tomou conta das redes sociais. "Eu não estou em casa, mas quem está pode me dizer se essa notícia foi dada em plantão da Globo ou se isso está sendo entregue como se fosse mais uma matéria de rotina do G1?", questionou um internauta identificado como Lucas.

"Num país sério com uma mídia séria e compromissada iria parar tudo, dar plantão da Globo… Mas como é um presidente que, na teoria, é de esquerda… Até o fim do dia vai ser só mais um absurdo varrido para baixo do tapete", seguiu Matheus.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.