Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PREFEITURA DE SÃO PAULO

Saiba por que Globo convidou Pablo Marçal para debate mesmo sem obrigação

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A imagem mostra um homem de terno azul escuro e camisa branca, de cabelo curto, falando em um ambiente urbano com prédios altos ao fundo.

O coach Pablo Marçal (PRTB) em sabatina ao SP1; ele foi convidado pela Globo para debate

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/10/2024 - 6h44

A Globo não é obrigada pela legislação eleitoral a convidar Pablo Marçal para o debate que vai ser realizado na noite desta quinta (3). Afinal, o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) não atingiu a representação mínima no Congresso Nacional nas últimas eleições. A emissora, porém, abriu uma exceção por conta dos números significativos do coach nas pesquisas eleitorais.

+ Globo proíbe apelidos em debate e escolta candidatos para evitar agressão

O Bom Dia São Paulo abriu espaço para explicar melhor as regras do encontro entre os prefeituráveis. Como exigido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram convidados os candidatos de partidos com, no mínimo, cinco representantes no Congresso --aqui, considera-se tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado.

Além disso, a Globo estabeleceu que também convidaria os que alcançaram pelo menos 6% de intenções de voto na última pesquisa da Quaest, divulgada na segunda (30). É aí que entra Marçal.

O influenciador aparece com 21% no levantamento, em empate técnico com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24%; e o deputado Guilherme Boulos (PSOL), que atingiu 23% de intenções de votos.

Além deles, José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) também vão estar no encontro, a ser mediado por Cesar Tralli.

Como o colunista Daniel Castro adiantou no Notícias da TV, a Globo reforçou as medidas de segurança para evitar "cenas lamentáveis". Os candidatos vão ser escoltados a fim de minimizar as chances de agressão –como nos debates da TV Cultura e do Flow.

A Record também reforçou as medidas de segurança, em que trocou os copos de vidro por acrílico e até colocou as cadeiras no piso do estúdio.

O comportamento de Marçal representou um desafio a mais para as emissoras durante os debates do primeiro turno, especialmente por ter sistematicamente quebrado as regras pré-estabelecidas. O comportamento dele levou a uma debandada nos encontros iniciais.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.