HISTÓRIA INUSITADA
REPRODUÇÃO/GNT
Rita Lee em entrevista para o Saia Justa, na GNT, nesta quarta-feira (16); cantora entregou mico da adolescência
Convidada do Saia Justa, da GNT, Rita Lee transformou o programa em uma versão do Que História É Essa, Porchat?, nesta quarta-feira (16). A cantora se uniu às apresentadoras para falar sobre liberdade feminina e relembrou um episódio vergonhoso da adolescência. Quando teve a primeira menstruação, a artista confundiu a menarca com outra coisa. "Parece cocô", disse, divertindo Astrid Fontenelle e suas colegas.
Em um bate-papo empoderador, Rita, atualmente com 72 anos, falou sobre a importância das mulheres viverem sem ter vergonha, algo que é usado como amarra no mundo feminino. Famosa por se impor no ambiente masculino do rock, a veterana relembrou o que já passou na carreira por ser mulher.
"Passei várias vergonhas, mas joguei pela janela algumas. Outras eu guardo porque foram meio traumáticas. Eu ouvia piadinhas, gracejos, deboches, mas não me fazia de vítima. Eu ia lá, fazia e foda-se. Não pode tocar guitarra? Vou tocar guitarra. Pronto. Não pode usar calça? Vou usar calça", considerou.
"Era fácil para mim. Éramos seis mulheres e meu pai era feminista. Então, fui criada assim. Ele era rígido, mas deixava a coisa rolar. Fui criada sem vergonha", declarou.
Rita, então, foi questionada se tinha algum constrangimento específico do mundo feminino para compartilhar. Foi quando ela entregou uma história que hoje é motivo de risada, mas, ao mesmo tempo, de muito aprendizado para futuras gerações.
"Uma vergonha feminina, garotas. Todas vocês passaram. Eu tinha 11 ou 12 anos e estava andando de bicicleta na rua. Eu não tinha bicicleta. Então, pegava emprestado do Carlinhos. Eram só moleques, não tinha menina. Só eu de menina, para variar", detalhou.
"Estou andando com a bicicleta. De repente ouço o Carlinhos: 'Olha a bunda da Rita. Ela fez cocô'. Eu ouvindo aquilo, parei e larguei a bicicleta. Ele veio correndo e tomou ela de mim: ‘'Você fez cocô na minha bicicleta'", relembrou.
Rita contou que ficou muito assustada e ruborizada com a situação. "Olhei para mim, eu estava toda marrom na xereca e na bunda. Fui correndo para casa aos berros e chorando. Me expulsaram de lá", contou.
A artista entregou que chegou aos prantos pedindo ajuda da família. "'Mãe, fiz cocô na calcinha na frente dos moleques'. Ela me levou até o toalete, me sentou no bidê e tirou minha calcinha. Olhou: 'Isso não é cocô, meu amor. Esta é sua primeira menstruação. Você ficou mocinha'", descreveu.
Depois dos risos iniciais, Mônica Martelli, Pitty, Gaby Amarantos e Astrid se comoveram com a história, que é clássica no universo feminino.
"Na frente dos moleques ficar menstruada? E era meio marrom porque as mães não explicam para as filhas. As primeiras vezes vêm meio marronzinho. Parece cocô mesmo", concluiu.
Veja trechos da participação de Rita Lee no Saia Justa:
. @litaree_real contou no #SaiaJustaNoGNT a vergonha que passou quando menstruou pela primeira vez! #VivaSemVergonha#LunaAbsoluta@naturabroficial#SaiaJustaNoGNTpic.twitter.com/9blH6v0T28
— Canal GNT em 🏠 (@canalgnt) September 17, 2020
Que a gente fique igual a @litaree_real na velhice! 😍 #SaiaJustaNoGNTpic.twitter.com/sV7JwggH79
— Canal GNT em 🏠 (@canalgnt) September 17, 2020
‘A raça humana é o verdadeiro vírus da nossa nave mãe Terra’ @litaree_real#SaiaJustaNoGNTpic.twitter.com/4rkq1O02IA
— Canal GNT em 🏠 (@canalgnt) September 17, 2020
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.