Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARCO AURÉLIO SOUZA

Repórter viciado em trabalho se demite após 20 anos de Globo para tratar doença

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marco Aurélio Souza na Globo

Marco Aurélio Souza na Globo: repórter esportivo pede demissão da emissora para tratar burnout

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 1/12/2022 - 16h56
Atualizado em 1/12/2022 - 19h04

Um dos principais repórteres esportivos da Globo em São Paulo, Marco Aurélio Souza pediu demissão da emissora nesta quinta (1º). O jornalista tomou a decisão devido a um diagnóstico de burnout que teve no primeiro semestre. A saída foi harmoniosa e pensada por ele para desacelerar o seu vício em trabalho. 

Ao Notícias da TV, Marco Aurélio confirmou a informação. "É verdade a minha saída. Tive um diagnóstico de burnout no fim de fevereiro e esse tipo de situação faz a pessoa repensar pontos importantes da vida. Voltei a trabalhar normalmente antes do meio do ano e segui até o fim do Brasileirão, mas a decisão foi amadurecendo. Era hora de mudar a vida profissional também.", disse.

Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

No caso de Souza, não houve qualquer problema com chefes ou algo do tipo. Segundo apurou a coluna, o jornalista simplesmente muito atarefado com as suas funções e pegou a síndrome. Ele já tem acompanhamento médico desde o início do ano. 

Marco Aurélio Souza estava na Globo desde 2002, somando o tempo de afiliadas e São Paulo. Entre 2002 e 2005, o jornalista trabalhou na RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e até a década passada em Santa Catarina. 

Após bom trabalho na área esportiva, ele se mudou para a capital paulista e passou a atuar inicialmente no SporTV. Depois, ganhou espaço no Globo Esporte em São Paulo e em transmissões do Premiere que envolviam times paulistas. 

Em 2019, uma de suas reportagens de maior repercussão chegou até a Fifa (Federação Internacional de Futebol). Ele descobriu a história de Nikollas Grecco, torcedor cego do Palmeiras que ia ao estádio e tinha o jogo todo narrado pela sua mãe, Silvia Grecco. Ambos ganham um prêmio de exemplo da entidade. 

Após a publicação da reportagem, Marco Aurélio Souza fez um registro de seu pedido de demissão no Instagram. Ele manifestou gratidão pelas mensagens de apoio, além de falar sobre a Globo, que entendeu a decisão: "Obrigado a todos que um dia acreditaram numa ideia de pauta ou melhoraram o material que eu trouxe da rua. Eu nunca vou esquecer de vocês!", disse ele.

Leia na íntegra:

TUDO SOBRE

Futebol

Globo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.