Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DANIELA MAZZEI

Repórter nega envolvimento em golpe do pix na Record: 'Profundamente devastada'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Daniela Mazzei na Record

Daniela Mazzei: repórter da Record foi envolvida em golpe do pix na Bahia e sofreu ataques na web

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 15/3/2023 - 18h51

Repórter que teve seu nome envolvido no caso de golpe do pix na Record da Bahia, Daniela Mazzei quebrou o silêncio e negou qualquer participação. Ela diz desconhecer o suposto desvio de doações feitas após reportagens dramáticas do Balanço Geral. A situação abalou o relacionamento da jornalista com Marcelo Castro, que também teve seu nome envolvido na trama e igualmente se afirma inocente. "Estou profundamente devastada", disse Daniela ao Notícias da TV nesta quarta (15).

O suposto esquema funcionaria mais ou menos assim: reportagens eram exibidas no Balanço Geral da Bahia apresentando dramas humanos, como pessoas doentes ou que perderam tudo. O próprio programa pedia doações e exibia telefone na tela que direcionava para um pagamento em pix. A conta favorecida, no entanto, não era a da vítima, mas de funcionários da Record.

O caso veio à tona no último final de semana. Na segunda (13), a Polícia Civil da Bahia iniciou investigação. A informação inicial era que o jogador Anderson Talisca havia doado R$ 70 mil para uma criança com câncer em 28 de fevereiro. O dinheiro não teria chegado, e a vítima morreu sem conseguir o tratamento. A polícia investiga se o desvio foi determinante para a morte. 

Nesta quarta (15), o caso ficou mais neboluso. A equipe de Talisca agora diz que fez a doação diretamente na conta da mãe da criança e diz ter comprovantes. O depósito teria sido intermediado pelo repórter Marcelo Castro, que fez o apelo ao vivo por ajuda.

José Eduardo Bocão, apresentador do Balanço Geral Bahia, e que tem como marca campanhas para ajudar pessoas carentes, sustenta que soube do suposto golpe após ser procurado pela equipe de Talisca, que teria sido vítima do golpe do pix. O apresentador repassou a informação para a direção da Record e pediu uma apuração interna. 

Bocão alega ter descoberto que Talisca não fez um depósito via pix, mas sim por meio de outra operação. Mas ainda não se sabe onde o dinheiro foi parar, e a mãe da criança que pediu ajuda ainda não foi identificada pela polícia. Um editor que fazia parte do esquema já foi demitido. 

Repórter teria sabido de golpe no Dubai 

Daniela Mazzei foi envolvida no escândalo por ser namorada de Marcelo Castro, com quem está junto desde setembro do ano passado. Em fevereiro, ficaram noivos. Desde sexta (10), ela recebe ataques nas redes sociais por ter viajado com o companheiro para Dubai, nos Emirados Árabes. Nas redes, ambos foram acusados de usar o dinheiro supostamente desviado para "turistar". Daniela ficou indignada:

"A viagem foi feita com o objetivo de visitar o irmão de Marcelo que mora em Dubai com a esposa e os dois filhos pequenos. Quando começamos o relacionamento, a viagem já estava planejada por ele e pela família dele. Então eu comecei a me programar para viajar com eles também há pelo menos quatro meses. Ficamos 12 dias nos Emirados Árabes. A maioria dos dias na casa do irmão dele, e apenas três dias em Abu Dhabi, cidade que fica a uma hora de carro de Dubai", explica em conversa por telefone com o Notícias da TV.

Não existe isso de ter usado dinheiro desviado para viajar. Isso é mentira. E, antes mesmo de me relacionar com Marcelo, eu sempre viajei para fora do país. Inclusive sozinha. Acho muito pesado e até machista associarem minha imagem a de uma mulher que precisa de um homem pra conseguir fazer coisas de alto padrão como uma viagem como essa. Isso é muito maldoso e injusto comigo.

Jornalista procurou Record nesta semana

Daniela já postou fotos em suas redes viajando para países como França e Itália antes do relacionamento com Marcelo Castro. A jornalista confirma que ainda não foi intimada pela Polícia Civil da Bahia, e que por iniciativa própria procurou o Jurídico da Record para saber se é alvo de alguma investigação. 

Reprodução/INSTAGRAM

Ataques à Daniela Mazzei

"Não fui chamada para depor e não sei nem se estou sendo investigada, pra te ser bem sincera. Oficialmente, a Record não me procurou até agora. O que aconteceu foi que, diante de tanta repercussão negativa envolvendo meu nome, eu procurei a chefia da Record e pedi o contato do jurídico. Nessa oportunidade, a chefia me garantiu que não houve denúncias contra mim", explica Daniela. 

Por causa do turbilhão de mensagens contra ela e o namorado, o relacionamento ficou abalado. Na terça (14), quando retornaram ao Brasil, ambos decidiram apagar as fotos em que aparecem juntos. Daniela revela ainda que teve uma conversa sobre o caso com Marcelo Castro e que o companheiro tinha provas da sua inocência. 

Quando soubemos do caso através da internet, conversamos, sim. Ele negou qualquer envolvimento e, no dia, me mostrou o comprovante de que Talisca fez a transferência diretamente para a mãe da criança. Apagamos as fotos por causa do turbilhão de mensagens naquele momento, associando a viagem a Dubai ao escândalo do pix. Nossa cabeça está a mil com tudo isso.

"Psicologicamente está sendo pesado enfrentar tudo que está acontecendo. Desde que chegamos de viagem estamos fisicamente separados. Eu estou recolhida com minha família, e ele, com a família dele. Nos gostamos muito, mas confesso que ainda não paramos para conversar abertamente sobre nosso relacionamento, sobre término etc. Neste momento estamos focados em nos preservarmos pelo nosso bem e pela nossa saúde mental", explica. 

Por fim, a jornalista diz que não teme perder a carreira por causa do escândalo, mas lamenta a péssima repercussão:

Eu não tenho medo porque não devo nada. Estou muito tranquila quanto a esse escândalo. Mas eu diria tristeza. Estou profundamente devastada e triste de estar passando pelo que estou passando, de ter meu nome associado a isso de alguma forma e de saber que tentaram manchar minha reputação

"Mesmo abalada, estou aqui reunindo forças para me defender. Sou muita grata à minha família por todo amparo, bem como a todos os amigos, colegas e seguidores das redes sociais que estão me mandando mensagens de carinho e se solidarizando comigo", conclui. 

Marcelo Castro também nega golpe

Procurado pelo Notícias da TV, Marcelo Castro não quis dar entrevista. Seu advogado, Marcus Rodrigues, disse que seu cliente é inocente. 

"Ele está emocionalmente abalado com tudo o que está acontecendo. Ele conversou comigo e me garantiu que não tem qualquer envolvimento na história e que vai provar a sua inocência. Fui à delegacia ontem e ainda não consegui informações, porque o inquérito formal ainda não havia sido aberto, o que foi feito nesta quarta", afirma. 

O advogado também ressaltou que tem feito uma varredura nas redes sociais para encontrar ataques que citam nominalmente Castro como responsável pelos supostos desvios de R$ 800 mil. Um material já foi montado para que uma ação de injúria, calúnia e difamação seja dirigida aos responsáveis pelos comentários. 

"Tem gente que acha que a internet é terra de ninguém. Quem atacar Marcelo Castro nas redes sociais sem prova, vamos processar. O escritório que represento já está fazendo essa varredura por toda a internet", promete. 

Procurada nesta quarta pelo Notícias da TV, a assessoria da Polícia Civil da Bahia disse não ter atualizações do caso, mas que o inquérito foi formalmente aberto.

Veja vídeo em que Daniela Mazzei se defende das acusações em entrevista ao site BNews: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.