NO EQUADOR
REPRODUÇÃO/TELEMUNDO
Diego Ordinola, repórter da Directv Sports, é assaltado à mão armada no Equador; equipe correu atrás do ladrão
Um vídeo chocante de um assalto à mão armada a uma equipe de televisão viralizou nos últimos dias. Na gravação, o jornalista Diego Ordinola, da DirecTV Sports, é ameaçado por um ladrão enquanto fazia uma transmissão ao vivo na frente do Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. O meliante leva os celulares da equipe e sai em disparada. Repórter e cinegrafista, então, correm atrás do indivíduo para registrar a fuga.
O ataque aconteceu por volta de 13h de sexta-feira (12) e a gravação surpreendente do larápio escondido atrás de uma máscara circulou pelas redes sociais. Em entrevista para o programa Hoy Día, da Telemundo, nesta sexta-feira (19), Ordinola desabafou sobre o episódio lamentável.
"Honestamente, foi um susto o que vivemos há uma semana exatamente. Estávamos em três pessoas: eu, um jornalista de rádio e amigo chamado Nicolas Rivera, e o cinegrafista Frank, trabalhando num lugar que normalmente usamos para dar informes sobre futebol, pois somos jornalistas esportivos. E fomos surpreendidos", iniciou.
"Graças a Deus estamos bem diante do que vocês viram, nessas imagens que deram a volta ao mundo. Estamos bem graças a Deus. Não aconteceu nada mais grave", completou.
Nas cenas impressionantes, o ladrão aparece com arma em punho enquanto grita pelo aparelho de telefone das vítimas. Em um ato desesperado, o repórter tenta usar o microfone como escudo. "Realmente, foi minha reação colocar o microfone [na frente] de alguma forma. Pensei que ele podia levar [o objeto] também. Meu celular estava com meu amigo [Rivera], porque nesse momento estávamos checando uma informação. Por isso, minhas palavras foram: 'Meu celular está ali'", relembrou.
É nesse momento que o bandido aponta a arma diretamente para a câmera. "Finalmente, meu amigo Nicolas entregou o celular dele e o meu. O cinegrafista não foi roubado. E ele foi o verdadeiro herói, se podemos dizer isso, porque foi ele quem gravou tudo", considerou.
Nos registros em vídeo, o criminoso sai em disparada e é perseguido pelo repórter e cinegrafista, que conseguiram ver que havia uma segunda pessoa envolvida. Ele sobe na garupa de uma moto e foge. No entanto, tudo foi filmado.
"Ele [o cinegrafista] teve seu valor de gravar e de perseguir [o ladrão]. Ele conseguiu focar, deu o zoom para poder determinar a placa. A polícia nos acompanhou até a emissora para ter acesso às imagens, demos o zoom na imagem e detectamos a placa exatamente com ela é. Isso foi o bom de ter gravado. Foi muito importante o que fez o cinegrafista", observou.
Ordinola registrou um boletim de ocorrência no sábado (13) e com a ajuda da polícia de Guayaquil descobriu a identidade do marginal. "Ele já foi identificado e teve seu apelido de ladrão divulgado, porque é muito conhecido em sua zona. [O apelido] é Tontin [uma gíria para tonto em espanhol]. Creio que, realmente, ele agiu como um tonto porque estávamos gravando", opinou.
Ao programa da Telemundo, o profissional assaltado enviou um recado para o delinquente, que foi identificado mas ainda não foi capturado. "Que ele trabalhe, mude de vida e tome um rumo. Porque está exposto a dar de cara com um policial, que pode lhe dar um tiro. Ele pode morrer. Quem sabe?", declarou.
"Espero que ele mude e tenha anos de vida porque nos ameaçou de morte. Pode acontecer qualquer coisa na vida de um ladrão", lamentou.
Ordinola aproveitou a entrevista para a rede hispânica dos Estados Unidos para agradecer a solidariedade que tem recebido da imprensa do mundo inteiro. "Obrigado pela empatia. Aos colegas, cuidem-se. Sigam na profissão mais bonita do mundo, mas com muito cuidado", finalizou.
Veja o vídeo do exato momento do assalto:
Ni siquiera podemos trabajar tranquilos, esto ocurrió a las 13:00 de hoy en las afueras del Estadio Monumental.
— Diego Ordinola (@Diegordinola) February 12, 2021
La @PoliciaEcuador se comprometió a dar con estos delincuentes. #Inseguridadpic.twitter.com/OE2KybP0Od
Que viva la huevada en este país. Solo eso voy a decir https://t.co/IicxVWDSGL
— Nicolás Rivera (@nicorivera05) February 12, 2021
Confira entrevista com Diego Ordinola, o repórter assaltado:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Telemundo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.