ANIMAÇÃO

Preterido pelos pais, Irmão do Jorel aprende a lidar com a solidão na nova temporada

IMAGENS: DIVULGAÇÃO/CARTOON NETWORK

Cena da terceira temporada da animação Irmão do Jorel, que estreia segunda (16) no Cartoon Network - IMAGENS: DIVULGAÇÃO/CARTOON NETWORK

Cena da terceira temporada da animação Irmão do Jorel, que estreia segunda (16) no Cartoon Network

GABRIEL PERLINE - Publicado em 14/07/2018, às 06h31

Viver à sombra da popularidade de seu irmão mais velho será o menor dos problemas do Irmão do Jorel na terceira temporada da animação do Cartoon Network, que estreia nesta segunda (16). O caçula, de 8 anos, precisará lidar com a solidão após sua melhor amiga, Lara, se mudar para o Japão _e ele não teve sequer a oportunidade de se despedir.

"A temporada começa com o irmão do Jorel tendo que fazer novas amizades e encontrar um jeito de ir à escola e lidar com a saudade da melhor amiga. Coisas que têm a ver com essa etapa da vida, que é a infância e a pré-adolescência, quando temos as primeiras noções do que é sentir falta de alguém, a insegurança de ir para a escola e fazer um novo amigo", explica Juliano Enrico, criador da animação.

O episódio de estreia da nova temporada mostra o protagonista sem nome tendo um surto de saudade de Lara. Até que se depara com um álbum de família no qual consta a foto do dia em que conheceu sua amiguinha _quando ele ainda era uma criança que mal sabia andar e falar.

O encontro acidental das crianças mostra que o irmão do Jorel é preterido pelos pais há muitos anos. Tanto que o garotinho e sua nova amiga passam por situações que deixariam desesperados até mesmo os tutores menos atenciosos.

Na praia, as crianças passam por afogamento e sequestro, tudo abordado de acordo com os contornos lúdicos e humorados da animação. Mas os adultos não se dão conta de seu sumiço, pois estão entretidos com o primogênito, Jorel, que mostra a eles suas habilidades ao empinar pipas.

"A série é sobre um personagem que não tem nome e o divertido é ver ele conseguindo superar essas limitações que muitas vezes ele cria para si mesmo por ser inseguro. Mas eu acho que a gente acabará se surpreendendo com o irmão do Jorel se tornando popular, salvando e se destacando em vários sentidos diferentes", adianta o cartunista.

Nessa onda de surpresas, Enrico conta que o garotinho consegue encontrar seu espaço de protagonismo na família, mesmo que seu irmão mais velho ainda tenha pinta de superstar.

"Tudo o que o irmão do Jorel acaba retratando tem a ver com histórias comuns. Além das piadas e da comédia, que são o mais importante da série, a gente coloca isso dentro de um contexto com conflitos reais, com sentimentos reais. O irmão do Jorel vai aprender a confiar, a ter novos amigos, a sair da zona de conforto e a se aproximar de outros personagens", comenta.

Cena do episódio de estreia da 3ª temporada, quando o irmão do Jorel conhece Lara na praia

O mundo dos preteridos
Juliano Enrico se inspirou na própria infância, vivida nos anos 1980 e 1990, para criar Irmão do Jorel. Embora afirme que não se trate de uma autobiografia, há elementos reais de sua história impressos na animação. Seu irmão mais velho, por exemplo, chama-se Jor-El, uma homenagem ao personagem que o ator Marlon Brando viveu no filme Superman, lançado em 1978.

"Eu ainda não trabalho com a possibilidade de encerrar a animação porque tenho muitas histórias para contar, já tenho roteiros prontos até mesmo para a quarta temporada. Por isso, ainda não defini qual será o nome do Irmão do Jorel. A única coisa que sei é que ele não se chamará Juliano", afirma, aos risos.

O cartunista diz que recebe muito retorno dos fãs que se identificam como os preteridos de suas famílias. Mas uma das histórias que mais lhe chamou a atenção foi a de um garotinho autista.

"Já recebi uma mensagem dizendo que o filho autista de um fã do desenho teve mais facilidade de se alfabetizar com a ajuda dos personagens. O autismo dele ficava controlado quando ele se relacionava com os personagens e ele se interessava mais pelo aprendizado quando tinha alguma coisa relacionada com o irmão do Jorel", comenta.

A terceira temporada de Irmão do Jorel terá 26 episódios e estreia na segunda (16), às 19h30, no Cartoon Network.

Tudo sobre

Animação

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook