FIM DE UMA ERA
REPRODUÇÃO/NBC NEWS
Joe Biden na NBC News; presidente dos EUA desistiu de candidatura à reeleição ao cargo
Após ser pressionado pelo Partido Democrata, Joe Biden anunciou neste domingo (21) que desistiu de sua candidatura à reeleição à presidência dos Estados Unidos. O mau desempenho do político nos debates contra Donald Trump levou o partido a crer que ele não seria o melhor concorrente contra o ex-presidente.
A notícia foi anunciada pelo próprio Joe Biden em comunicado divulgado nas redes sociais. "Meus queridos norte-americanos, nos últimos três anos e meio, nós fizemos grandes progressos enquanto nação. Hoje, a América é a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos reconstruindo nossa nação, diminuindo os custos de medicamentos para idosos, e expandindo o acesso ao sistema de saúde para um número recorde de cidadãos", iniciou ele.
"Providenciamos cuidados extremamente necessários para milhões de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovamos a primeira lei sobre segurança de armas em 30 anos. Nomeamos a primeira mulher americana-africana para a Suprema Corte. E aprovamos a mais significativa legislação climática na história do mundo. A América nunca esteve tão bem posicionada e liderada do que agora", acrescentou.
Biden agradeceu ao apoio dos eleitores norte-americanos, e afirmou que nenhum dos progressos poderia ter sido feito sem eles. O atual presidente citou a pandemia de Covid-19 e a crise econômica, e ainda comemorou o fato de ter conseguido preservar a democracia nos anos em que esteve no poder.
Na sequência, anunciou sua decisão de renunciar sua candidatura à reeleição. "Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E enquanto era minha intenção buscar me reeleger, eu acredito que seja do interesse do meu partido e do meu país que eu me retire e foque apenas em cumprir meus deveres como presidente pelo resto do meu mandato", confirmou.
Biden afirmou que, em breve, dará mais detalhes de sua decisão. "Por agora, gostaria de expressar minha gratidão a todos que trabalharam duro para que eu fosse reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho. E obrigada a todos os americanos pela fé e confiança que depositaram em mim", ponderou.
"Eu, hoje, acredito no que sempre acreditei: não há nada que a América não possa fazer, quando fazemos juntos. Só temos que lembrar que somos os Estados Unidos da América", finalizou ele.
Por meio do X, Biden também pediu que seus eleitores apoiem a candidatura de sua vice, Kamala Harris, à presidência do país. "Meus colegas democratas, decidi não aceitar a nomeação e concentrar todas as minhas energias nas minhas funções como Presidente durante o resto do meu mandato".
"Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas, é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso", completou o político.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.