Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

YOHAN TANAKA

Por que participante brasileiro de Round 6: O Desafio declarou guerra à Netflix?

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM e DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Montagem com fotos de Yohan Tanaka no clipe da música Round 6 e da boneca Mugunghwa no reality Round 6: O Desafio

O brasileiro Yohan Tanaka e a boneca Mugunghwa, de Round 6: O Desafio; denúncia de manipulação

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 28/11/2023 - 12h00

O cantor e estilista Yohan Tanaka declarou guerra à Netflix ao acusar o reality Round 6: O Desafio de manipular resultados e cometer abusos físicos, psicológicos e até sexuais contra seus participantes. O único brasileiro a encarar o jogo de US$ 4,56 milhões (R$ 22,3 milhões) assinou um contrato que define como "abusivíssimo" e sabe que pode estar comprando uma briga de Davi contra Golias.

"Mas eu não poderia mais ficar calado. Como artista, já ouvi muito 'não' na minha vida e estou cansado. Não só de levar 'não', porque isso faz parte da carreira, mas de passar por situações de abuso de poder constantes. Desde quando eu era modelo, com 15 anos, até hoje, como músico. O mundo do entretenimento todo é uma grande manipulação e um grande abuso de poder", desabafa Tanaka em conversa exclusiva com o Notícias da TV.

"Acho que chega um momento da carreira e da vida em que você cansa de tudo e decide que aquilo não é mais sobre você. É sobre uma porrada de pessoas que estão por vir aí e que vão passar pela mesma coisa. Então, alguém tem que acabar com esse ciclo. Foi por isso que eu resolvi falar agora. Não só por mim, mas para que outras pessoas não passem por isso também."

Além das acusações de manipulação e abuso, o brasileiro afirma que a produtora teria burlado as leis do Reino Unido ao definir Round 6: O Desafio como uma competição. "Se fosse um reality, eles precisariam conseguir vistos de trabalho para todos os participantes. Quando você participa de uma prova de verdade, só precisa de uma carta convite", explica.

Eles foram muito espertos ali, não gastaram nada com vistos, se livraram das responsabilidades trabalhistas, de pagar todos os direitos. Venderam o programa como uma competição, mas é um reality show, né? Nós fomos figurantes ali, daquele joguinho deles, e não recebemos nada por isso. Fiz figuração de graça!

Yohan ainda não sabe se vai processar a Netflix e a produtora Studio Lambert por tudo o que alega ter sofrido nos bastidores de Round 6: O Desafio. Ele está ciente de que a plataforma de streaming terá os melhores advogados à sua disposição e que o processo correria sob jurisdição britânica --o reality foi gravado na Inglaterra no início deste ano. Tudo isso jogaria contra o brasileiro caso optasse por levar a batalha para o campo jurídico.

Desde quinta (23), a reportagem procura tanto a Netflix no Brasil quanto a nos Estados Unidos para comentar as acusações de Yohan Tanaka e dos outros participantes. Apesar da promessa de que retornaria em poucas horas, a assessoria de imprensa norte-americana não respondeu mais os contatos. A equipe brasileira não se posicionou sobre o caso.

Música para superar

Para não sair com uma mão na frente e outra atrás, Yohan decidiu explorar a máxima "fazer do limão uma limonada" e lançou, na última quarta (22), mesmo dia da estreia do reality na plataforma de streaming, uma música chamada Round 6. Apesar de o título fazer referência ao fenômeno sul-coreano, a faixa remete a um relacionamento tóxico vivido pelo artista.

"Saí das gravações muito fragilizado, pensando em desistir de tudo, largar minha carreira. E aí, em Londres ainda, conheci uma pessoa e me apaixonei perdidamente. Foi muito intenso e, como eu não estava bem, acabei não percebendo que era uma relação tóxica, abusiva pra caramba", conta.

"Esse tempo todo eu tinha dado um sabático da música, estava focado em superar aquele pesadelo com a Netflix. E aí percebi que minha vida estava um inferno de novo, que aquela pessoa estava trazendo coisas bem pesadas, ruins. Falei: 'Cara, eu não sou essa pessoa, não vou ficar num relacionamento assim'. Nunca fui de ficar calado, no amor ou em qualquer outra coisa."

Para sair daquela situação ruim, Yohan decidiu investir na música novamente. "Eu precisava escrever sobre aquilo que eu estava vivendo, porque muitas pessoas passam por relacionamentos tóxicos também e precisam entender que não têm de aguentar aquilo", lembra o cantor, que procurou os amigos Tai Veroto e Deko para compor a faixa que se tornaria Round 6.

A ideia de usar o título do programa no nome da faixa e de basear os versos em provas do reality aconteceu para que aquela não fosse apenas mais uma canção de amor. "Dá para interpretar a música de várias maneiras. O Round 6 pode ser eu superar aquela pessoa tóxica, pode ser o próximo amor que eu vou viver, pode ser o que estou vivendo agora, pode ser o reality", filosofa. E para ele? "Para mim, é um sinal de que meu jogo só está começando agora."

Confira o clipe de Round 6:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.