FORA DA GLOBO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Manoel Soares foi demitido nesta sexta-feira (30) por causa de denúncias no compliance
Ao contrário do que se possa imaginar, Patrícia Poeta não teve nada a ver com a demissão de Manoel Soares do Grupo Globo. O apresentador foi dispensado por causa de várias reclamações no compliance da emissora. Há denúncias contra o jornalista há pelo menos dois anos. A empresa anunciou a quebra de contrato com o apresentador em um comunicado enviado à imprensa nesta sexta-feira (30), sem deixar claro o motivo.
Fontes do Notícias da TV informaram que Manoel Soares foi acusado de cometer assédio nos bastidores da Globo e também de ser "deselegante", "folgado" e "grosso" com funcionários --em especial com mulheres. Procurada na tarde desta sexta, a emissora se limitou a informar que não comenta assuntos de compliance.
Em 2017, pessoas que trabalharam no Encontro reclamaram dele diretamente a Fátima Bernardes, apresentadora titular do matinal na época. Três anos depois, Manoel Soares foi transferido para o É de Casa, onde ficou até voltar ao Encontro como coapresentador de Patrícia Poeta. As reclamações sobre o comportamento do jornalista não acabaram. Pelo contrário. Aumentaram bastante, o que culminou na demissão dele.
O âncora do Encontro esteve na edição ao vivo do matinal normalmente, não se despediu do público nem deu indícios de que deixaria o programa. A demissão aconteceu assim que o programa terminou. O jornalista saiu revoltado, prometendo processar a Globo.
Desde julho do ano passado, há boatos de desentendimentos entre ele e Patrícia Poeta nos bastidores, mas até ela foi pega de surpresa com a demissão do parceiro. Manoel Soares estava articulando sua saída do Encontro para apresentar um programa solo, sem imaginar que a emissora estava investigando as denúncias contra ele --cada vez mais frequentes.
A Globo informou que Soares também está fora do Papo de Segunda, exibido no canal GNT, do qual passou a participar neste ano. Ou seja, ele está deixando completamente a empresa.
A partir de segunda-feira (3), Patrícia entrará de férias e só voltará ao Encontro em 17 de julho. Até lá, o lugar da jornalista será ocupado por Tati Machado e Valéria Almeida, que já tinham função de apresentadoras de quadros.
Já o Papo de Segunda ficará a cargo de João Vicente de Castro, que dividia o posto com Soares. O ex-funcionário da Globo se pronunciou no Instagram logo após a divulgação do comunicado oficial e parecia estar mais calmo --uma vez que adotou um tom mais ameno nas redes sociais. Sem dar mais detalhes da demissão, ele resumiu: "Encerramos um capítulo na minha história profissional".
"Estou saindo da Globo depois de seis anos. Foi um tempo de aprendizados e alegrias, no qual cheguei até a casa de milhares de brasileiros, pude através de reportagens ajudar pessoas a enfrentarem a pandemia, injustiças sociais, despertar homens para a paternidade e por aí vai", escreveu ele.
"Encerro esse capítulo, mas ainda temos um livro inteiro para escrever com vocês. Aos colegas e amigos que ficam, meus votos de felicidade. Aos novos que estão chegando, bem-vindos à minha vida", declarou.
Está tudo bem. Não estou triste ou magoado. Muito pelo contrário, eu tenho muitos amigos dentro da TV Globo que vou levar para a vida inteira. Isso não é o fim de nada, só o início de um novo ciclo. Temos muitos projetos bacanas e quero dividir isso com vocês.
Confira abaixo o comunicado da Globo na íntegra:
"O apresentador Manoel Soares, dos programas Encontro com Patrícia Poeta da TV Globo e do Papo de Segunda do GNT, deixou a Globo nesta sexta-feira. Como a apresentadora Patrícia Poeta entra de férias na segunda-feira, até a sua volta o programa das manhãs da TV Globo será comandado por Tati Machado e Valeria Almeida, que já fazem parte do time da atração. No dia 17 de julho, Patrícia Poeta retomará a apresentação do Encontro, que, depois de um ano no ar com o formato atual, trará novidades. Já o programa Papo de Segunda do GNT passará a ser liderado, a partir da semana que vem, por João Vicente de Castro".
O clima entre Manoel Soares e Patrícia Poeta não é amigável desde a estreia do Encontro com a nova titular. Após a ida de Fátima Bernardes para o The Voice, a ex-Jornal Nacional assumiu o programa em julho de 2022.
A primeira semana rendeu críticas negativas por conta da decisão da Globo em nomear a atração Encontro com Patrícia Poeta e supostamente excluir o nome de Manoel Soares do título. Ele, no entanto, nunca foi o titular, apenas coapresentador. O programa precisava do nome de uma comandante para ser registrado porque a marca "Encontro" não pertence à Globo.
Tanto ele quanto Patrícia já foram questionados em entrevistas sobre os bastidores, mas se recusaram a comentar. Nos quase 12 meses que ficaram lado a lado, os apresentadores protagonizaram momentos constrangedores diante do público --como passadas na frente da câmera, indiretas, interrupções, pedidos de desculpas um ao outro e falta de sincronia.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.