Condenados
REPRODUÇÃO
TRF3 condenou falas ofensivas de João Batista durante o programa 'O Profeta da Nação' em 2011
REDAÇÃO
Publicado em 30/11/2018 - 17h01
O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta sexta (30) decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que condenou a RedeTV! e a Igreja Internacional da Graça de Deus por declarações preconceituosas contra ateus em 2011. Segundo o acórdão, elas terão de veicular duas peças de dois minutos e meio cada uma, entre as 6h e as 22h, com conteúdo sobre diversidade religiosa e a liberdade de crença no Brasil.
A obrigação deverá ser cumprida em 30 dias a partir da publicação do acórdão. Segundo o MPF, ainda não há informações de que providências tenham sido tomadas, mas emissora e igreja ainda estão dentro do prazo para o cumprimento da medida. O prazo depende da apreciação de um embargo pelo relator do caso.
Caso não respeitem a decisão, tanto a emissora como a igreja terão de pagar multa diária no valor de R$ 1 mil cada uma. Procuradas, elas não se manifestaram.
O caso se deu em 2011 quando, em uma edição do programa O Profeta da Nação, o pastor João Batista afirmou que "quem não acredita em Deus pode ir para bem longe de mim, porque a pessoa chega pra esse lado, a pessoa que não acredita em Deus, ela é perigosa. Ela mata, rouba e destrói".
E prosseguiu: "O ser humano que não acredita em Deus atrapalha qualquer um. Mas quem acredita em Deus está perto da felicidade".
Na época, o Ministério Público Federal em São Paulo moveu ação civil pública contra a emissora e a igreja pela veiculação de mensagens ofensivas contra pessoas ateias. Agora, em sua decisão, a desembargadora federal Mônica Nobre considerou que a RedeTV! é tão responsável quanto o autor da ofensa pelo ressarcimento do dano.
"Ao veicular declarações ofensivas aos cidadãos ateus, a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Rede TV (TV Ômega), com a conivência da União, desrespeitaram a pessoa humana no que se refere ao direito de escolha de sua crença, inclusive, o direito de não possuir crença", pronuncia-se.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
RedeTV!
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.