Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bodas de prata

Os Simpsons completa 25 anos; relembre cinco ofensas ao Brasil

Reprodução/Fox

Homer Simpson é sequestrado no episódio Blame it on Lisa, de 2002, na primeira visita da família ao Brasil - Reprodução/Fox

Homer Simpson é sequestrado no episódio Blame it on Lisa, de 2002, na primeira visita da família ao Brasil

JOÃO DA PAZ

Publicado em 16/12/2014 - 14h53
Atualizado em 17/12/2014 - 5h44

No ar desde 1989 nos Estados Unidos, Os Simpsons comemora seu aniversário de 25 anos nesta quarta (17), tendo o Brasil como um dos países favoritos de suas piadas politicamente incorretas. Do total de 561 episódios, em dois deles a família esteve por aqui: em 2002, numa visita em que Homer Simpson foi sequestrado, e em 2014, quando o personagem veio trabalhar na Copa do Mundo. O país ainda é citado em outras cenas polêmicas de outros episódios.

A animação foi exibida no Brasil pela primeira vez em 1991, pela Globo, mas também já foi ao ar pelo SBT. Desde 2013 é transmitida pela Band no horário nobre, mesma faixa em que vai ao ar na TV paga, pelo canal Fox. Em janeiro, Os Simpsons voltará a ser exibido à tarde na Band, antes do Brasil Urgente, no lugar do Tá Na Tela.

A primeira menção de Os Simpsons ao país foi feita em 1998, no episódio Lard of the Dance. Nele, Marge, a matriarca da família, fala rapidamente sobre os “superbebês do Brasil”, com o objetivo de fazer a filha Lisa se sentir especial.

Em Blame it on Lisa (2002), os Simpsons viajam ao Rio de Janeiro para visitar um garoto que Lisa adotou à distância. No episódio, a cidade é mostrada como suja e perigosa. Na época, órgãos governamentais cariocas ligados ao turismo ameaçaram processar o canal Fox por causa das ofensas, mas desistiram.

Isso não impediu os criadores da atração de fazer outras referências ao país, igualmente negativas e exageradas, em vários episódios. Foram mostrados, por exemplo, o excesso de violência, a falta de saneamento básico, as filas, a apelaçao sexual dos programas infantis de TV, a língua falada no Brasil e piadas com samba, futebol e religião.

Relembre os cinco maiores esculachos ao Brasil que geraram polêmica na animação:

Lisa lê livro com dicas de como viver no Brasil, no episódio Blame it on Lisa, de 2002

Dicas para viver no Brasil

Em Blame it on Lisa (2002), toda a família Simpson viaja para o Rio de Janeiro. No avião, Lisa lê um livro chamado Quem Quer Ser Um Brazilionário. Nele, há dicas para o norte-americano aproveitar a estadia no Brasil: beber apenas água engarrafada, não entrar em qualquer táxi e ficar atento ao inverno, que ocorre em período inverso ao do Hemisfério Norte. O informativo também fala que, por aqui, pode-se chegar a qualquer lugar dançando conga em uma fila.

Apresentadora Xoxochitla, sátira à Xuxa, provoca "ereção" na letra C, que vira E na atração

Erotismo na TV

Quando a família chega ao hotel Brasil Sem Dinheiro, no mesmo episódio de 2002, Bart liga a TV e se espanta com a programação infantil. Ele fica animado ao ver a apresentadora Xoxochitla, uma clara referência a Xuxa. Ela está à frente da atração Teleboobies, alusão ao programa infantil Teletubbies, que tem o nome misturado à palavra boobies, que significa seios em inglês. No desenho, a loira usa roupas apertadas e um top decotado. Quando Bart retorna ao Brasil, 12 anos depois, Xoxochitla ainda está no ar. O menino a vê na TV se esfregando em uma letra C, que se transforma em E, como se tivesse tido uma ereção.

Avião da Air Brasília tem um macaco como símbolo, estereótipo ofensivo ao brasileiro 

Macacos e mais macacos

Nos dois episódios em que Os Simpsons vêm ao Brasil, o desenho também reforça o estereótipo que compara os brasileiros a macacos. Alguns exemplos são as passagens em que primatas atacam pessoas nas ruas, em Blame it on Lisa (2002). Já em You Don’t Have to Live Like a Referee, de 2014, a família viaja em um avião da companhia Air Brasília, que tem um macaco como símbolo.

Marge e Lisa visitam uma escola de samba no Rio de Janeiro que dá aulas de tango

"Brasileños"

Outra ofensa comum aos brasileiros mostrada no desenho é a confusão da língua portuguesa com o espanhol. Antes da primeira viagem, a família estuda o idioma espanhol, pois acha que essa é a língua que se fala aqui. Além disso, os brasileiros que aparecem na história até conversam em português, mas com sotaque castelhano. Em outra passagem, que mostra uma escola de samba, os personagens têm uma aula de tango, dança típica da vizinha Argentina.

Estátua de santa ganha vida e luta com jogadores de futebol, no episódio Marge Gamer

Virgem Maria ninja

No episódio Marge Gamer, que estreou em 2007, Homer dá de presente para Lisa um documentário sobre brigas em campos de futebol, produzido pela BBC (Inglaterra) em parceria com o Canal + (França). Nele, é mostrada uma confusão num estádio de futebol do Brasil, onde uma estátua da Virgem Maria ganha vida e entra em campo para acabar com a briga entre os jogadores. Ao invés de fazer a intervenção de forma pacífica, a imagem luta contra os atletas até derrotá-los.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

Fox

Os Simpsons

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.