Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Beijinho, beijinho, tchau, tchau

Globo dispensa Xuxa e não renova contrato após quase 30 anos

Estevam Avellar/TV Globo

Xuxa Meneghel no Criança Esperança deste ano, em sua última aparição na Globo - Estevam Avellar/TV Globo

Xuxa Meneghel no Criança Esperança deste ano, em sua última aparição na Globo

DANIEL CASTRO

Publicado em 15/12/2014 - 10h49
Atualizado em 15/12/2014 - 15h47

[texto publicado originalmente às 10h49]

Após quase 30 anos de casa, Maria da Graça Xuxa Meneghel não será funcionária da Globo em 2015. A emissora decidiu não renovar contrato com a apresentadora, que fica livre, assim, para negociar com a Record. No começo deste ano, a Comunicação da Globo informou que Xuxa havia renovado com a emissora. Mas o contrato, ao contrário do que se especulou na época, era de apenas um ano e vence na virada de 2014 para 2015. Em nota oficial, a Globo afirma que ainda há uma negociação, mas já está decidido: não haverá renovação. Xuxa está definitivamente fora da Globo.

Segundo uma alta fonte na emissora, o principal motivo da não-renovação é a audiência. Xuxa já não é mais sinônimo de ibope _chegou a ser humilhada ao perder para o desenho Picapau, da Record, em 2012. Além disso, não há um projeto adequado para a apresentadora na grade da Globo, que deve abolir totalmente a programação infantil em 2015. As manhãs de sábado, outrora ocupadas por Xuxa, terão agora edições especiais do Mais Você, Bem Estar e Encontro.

O novo acordo entre Xuxa e Globo já não previa nenhum programa para a apresentadora, nem mesmo adulto. Em junho, em participação no Altas Horas, a própria Xuxa admitiu que não deveria voltar ao ar em 2015, por causa de suas limitações físicas. Na época, um alto executivo da Globo revelou ao Notícias da TV que o contrato era "simbólico", apenas para preservar a exclusividade sobre Xuxa, e que não havia obrigação da emissora de colocá-la no ar em programa regular.

Xuxa se afastou do vídeo no final de janeiro para tratar de um grave problema no pé esquerdo. Ela sofre de sesamoidite, uma inflamação causada por estresse de movimentos repetitivos. O problema provoca muita dor e inchaço. Havia o risco de Xuxa ter de fazer uma cirurgia, o que a deixaria ainda mais tempo afastada. Esse risco já foi afastado. Segundo a assessoria da apresentadora, Xuxa está começando a se adaptar à vida sem bota ortopédica.

Xuxa estreou na Globo em 30 de junho de 1986, após pouco mais de dois anos de Manchete. O Xou da Xuxa, que sempre iniciava desembarcando de uma nave cor-de-rosa, foi um sucesso arrebatador, influenciou milhões de crianças e se transformou numa máquina de vender discos. Nos anos 1990, Xuxa experimentou uma carreira internacional e começou a fazer sucesso também nos fins de semana. 

Em nota oficial após a publicação desta notícia, a Comunicação da Globo afirmou que há "uma negociação em andamento" com Xuxa, "sem qualquer definição ainda, tanto assim que Xuxa tem reunião marcada com a direção-geral da Globo". A emissora não revelou mais detalhes, pois não comenta "negociações de contrato".

Veja em fotos alguns dos melhores momentos dos 28 anos de Xuxa na Globo:

Xuxa durante o programa Xou da Xuxa em 1986, ano de sua estreia na Globo

A apresentadora ao lado do cantor Léo Jaime, que foi um dos convidados do Xou em 1986

Xuxa em 1989, durante gravação do programa infantil que comandou na Globo por seis anos

Cena marcante do Xou da Xuxa: a apresentadora saía de uma nave cor-de-rosa 

O cabelo com maria-chiquinha e o microfone estilizado foram marcas registradas de Xuxa

Xuxa com as paquitas no programa Xou da Xuxa, que foi ao ar entre 1986 e 1993

A apresentadora com a cantora Simone nos anos 1990, em especial do Xou da Xuxa

Xuxa, em 1997, durante gravação do programa Planeta Xuxa, na Globo

A apresentadora em 2005, no programa Xuxa no Mundo da Imaginação, da Globo

Xuxa, em 2005, durante gravação do programa Especial de Natal

A apresentadora em 2013, no último programa que apresentou na Globo, o TV Xuxa


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.