Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TROCA NAS NOTAS

O que aconteceu com voz da apuração do Carnaval? Locutora faz história em SP

Reprodução/Jovem Pan

Antônio Pereira da Silva, o Zulu, fala em microfone da Jovem Pan

Antônio Pereira da Silva, o Zulu, se afastou da leitura das notas depois de três décadas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 13/2/2024 - 11h49

Voz oficial na apuração das notas do Carnaval de São Paulo desde 1993, Antônio Pereira da Silva, o Zulu, se afastou do posto no ano passado. A partir da folia deste ano, os quesitos e as avaliações dos jurados serão lidos por Eloise Matos. Ela será a primeira mulher a ocupar a posição na capital paulista.

Zulu anunciou sua despedida do Anhembi no mês passado. "Estou saindo fora mesmo. A gratidão que eu espero é que Deus me dê em saúde. Eu fiz o que ele me deu a oportunidade de fazer e creio que fiz direito, porque ouvi muitas pessoas falando que não gostam de Carnaval, mas assistiam por causa da minha voz", afirmou o locutor ao site Carnavalesco.

"Estou calmo, estou tranquilo. Deus está me dando a devida tranquilidade. Foram 30 anos fazendo a mesma coisa, e graças a Deus fiz direito. Só tenho que agradecer a Deus e mais ninguém. Tudo aqui se encerra, tem início, meio e fim", continuou Zulu, que negou estar pendurando as chuteiras. "Eu falei descansar, e não aposentar", escreveu em seu Facebook.

Eloise, também conhecida como Elô, faz sua estreia na função a partir das 16h desta terça-feira (13). Ela é locutora de rádio e deseja usar sua posição para inspirar outras mulheres. "Que elas possam se achegar mais para o Carnaval, para realizar, para fazer acontecer", disse a nova voz ao G1.

"As pessoas falam em representatividade; mas, na verdade, eu me sinto envolvida no meio de tantas mulheres que representam o cenário carnavalesco. Vou me juntar a essas mulheres, claro, numa outra categoria, que é dar voz à apuração. É um momento em que eu estou me juntando a elas para dar mais força, para que outras mulheres tenham a coragem de também fazer parte do Carnaval", valorizou.

Felipe Araújo/Liga-SP

Eloise Matos será primeira mulher a ler notas em São Paulo

A substituta de Zulu sabe que estará sujeita a comparações com o veterano, mas se diz pronta para o que está por vir. "A locução é a minha profissão. Já me sinto preparada para desempenhar essa função", minimizou.

"Agora, tem uma coisa diferente, que não está incluída na minha profissão, que é exatamente a alegria de participar de um evento único e anual, que é o Carnaval, que é a apuração. Um momento de imensa alegria, ainda mais sendo a primeira mulher que vai narrar as notas."

A novata recebeu um apoio importante da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, que a convidou para a função. Ao anunciá-la como a nova voz da apuração, a entidade valorizou Elô. 

"Sua experiência e paixão pela cultura carnavalesca a tornam a escolha perfeita para conduzir esse momento crucial do Carnaval, guiando o público através dos resultados e das emoções", elogiou a Liga-SP.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.