Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INDIGNADA

No Encontro, Fernanda Torres critica ação da polícia no Rio: 'Extermínio'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fernanda Torres criticou o governo por usar uma política de extermínio no combate à miséria  - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fernanda Torres criticou o governo por usar uma política de extermínio no combate à miséria

REDAÇÃO

Publicado em 15/8/2019 - 11h40

No Encontro desta quinta-feira (15), a atriz Fernanda Torres criticou a forma como a polícia do Rio de Janeiro tem atuado na comunidade da Maré, onde vários jovens pobres morreram após confrontos entre policiais e traficantes. "A gente quer a polícia ali, mas não dessa maneira. Não é possível que o Estado só esteja em um lugar como a Maré com policiamento, e não com escola, hospital, saneamento básico", completou a filha de Fernanda Montenegro.

Torres explicou que sente que o país adotou o sentimento de querer que a miséria suma por meio do extermínio. "Essa ideia de que 'mataram mais de 50 presos? Ótimo! Deixa que eles se matem lá' é como se aceitássemos que o Estado não vai se recuperar, não há emprego para essas pessoas, então melhor deixar morrer", disse.

"A sociedade perde se a polícia vira o inimigo da Maré", ressaltou Fernanda, que também criticou a desigualdade social. "Vivemos uma crise econômica, um período de recessão, e o que a classe média branca deseja, de fato, é que alguém vá lá e extermine essa população [pobre]." 

Fátima Bernardes falava sobre os moradores da Maré que enviaram à Justiça mais de 1,5 mil cartas, nas quais pedem o fim dos tiroteios na comunidade. Crianças desenharam helicópteros atirando do alto, em referência ao governador do Rio, Wilson Witzel, que já publicou vídeos em que sobrevoava comunidades cariocas e atirava em direção a "bandidos". 

Ao término da fala de Fernanda, Fátima leu uma nota enviada pela polícia do Rio, em que dizia que a coorporação lamenta as mortes de inocentes, e que todos os casos são investigados, mas que repudia o pré-julgamento de policiais que trabalham diariamente no combate ao tráfico. 

No Twitter, Fernanda Torres foi apoiada por vários usuários. "Fernanda Torres sendo extremamente coerente falando no Encontro", escreveu uma internauta. "Extremamente lendária! Toda minha admiração por essa mulher", completou outra. 

Confira as reações: 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.