Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESGASTADO

Nem Fátima salva: The Voice Brasil encalha na Globo e vira fracasso comercial

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fátima Bernardes com microfone na mão no comando do The Voice Brasil

Fátima Bernardes no palco do The Voice Brasil: reality fracassa e tem só um patrocinador na Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/11/2022 - 7h33

A 11ª temporada do The Voice Brasil já virou uma dor de cabeça para a Globo. Mesmo com Fátima Bernardes em seu comando, o reality show só conseguiu vender uma cota de patrocínio e não fez novos negócios comerciais para este ano. O desgaste do programa e a concorrência com a Copa do Mundo do Catar explicam o fraco desempenho. 

A nova edição começou com o pé esquerdo na última terça (15). Segundo dados consolidados da Kantar Ibope Media na Grande São Paulo, o primeiro episódio alcançou 15,1 pontos. Foi a pior estreia de todos os tempos, superando até mesmo a primeira temporada, exibida nas tardes de domingo em 2012, que obteve 15,5 pontos.

Até o momento, o The Voice Brasil só tem um patrocinador: o banco Bradesco. A instituição bancária renovou seu investimento, já que era anunciante fixo em 2021. Com isso, deixaram o The Voice marcas importantes como Devassa, Shopee, Deezer, Riachuelo e Claro --esta última estava porque Tiago Leifert é seu garoto-propaganda. 

Para este ano, segundo apurou o Notícias da TV, havia negociações com a Seara, marca de alimentos que tem Fátima Bernardes como o rosto em seus comerciais. Quando a apresentadora comandava o Encontro, a empresa era a principal patrocinadora do programa --e deixou o matinal assim que Patrícia Poeta o assumiu. 

No entanto, Seara e Globo não chegaram a um acordo até o fechamento desta reportagem. Para melhorar o desempenho, a emissora ainda corre atrás e tenta vender o show de talentos, que fica no ar até 28 de dezembro. Cinco cotas e oportunidades comerciais avulsas estão disponíveis para o mercado. 

The Voice Brasil desgastou?

O fracasso comercial do The Voice Brasil 11 se explica por dois motivos. O primeiro é que o mercado de anunciantes está com os seus investimentos focados em Copa do Mundo, que começa no próximo domingo (20). Com tantas marcas querendo surfar na onda do Mundial, sobra pouco dinheiro para outros gêneros. 

O segundo é o desgaste do formato no Brasil. Desde que estreou na TV brasileira em 2012, o The Voice teve 20 edições em dez anos no ar. Além das 11 temporadas tradicionais, foram mais sete do The Voice Kids e mais duas do The Voice+, com cantores idosos. 

Sem muitos patrocinadores e audiência cambaleante, o The Voice Brasil está indefinido para 2023. A produção da 12ª temporada ainda não foi confirmada pela Globo. O The Voice Kids está previsto para o primeiro semestre do ano que vem. Já o The Voice+ já foi cancelado, como informou o Notícias da TV recentemente. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.