Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

GFK VS IBOPE

Na GfK, programas da Globo têm até 26% mais audiência do que no Ibope

Reprodução/TV Globo

Fausto Silva no último domingo; programa do apresentador tem ibope 13% maior na GfK - Reprodução/TV Globo

Fausto Silva no último domingo; programa do apresentador tem ibope 13% maior na GfK

DANIEL CASTRO

Publicado em 20/6/2017 - 6h25

Graças a um investimento de US$ 100 milhões da Record, SBT e RedeTV!, o instituto GfK foi viabilizado no Brasil para provar que os números do Ibope favoreciam a Globo e prejudicavam as demais redes. Os primeiros dados da GfK considerados 100% puros, no entanto, mostram que a Globo é ainda maior do que o Ibope pinta.

Em maio, segundo levantamento obtido com exclusividade pelo Notícias da TV, programas da Globo tiveram audiências até 26% maiores na GfK do que no Ibope. Foi o caso de Os Dias Eram Assim, que passou por ajustes para reverter a baixa audiência. A novela das onze, que teve média de 17,5 pontos no Ibope, registrou 22,1 na GfK, uma marca que a deixaria imune a crises.

Ambos os números são da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a pouco mais de 70 mil domicílios nas duas medições.

Confira a seguir uma comparação entre os números do Ibope e da GfK de 21 programas de Globo, SBT e Record. Em apenas uma atração a audiência do Ibope é maior do que a da GfK:

AUDIÊNCIA DE PROGRAMAS VARIA ATÉ 26%*

ProgramaEmissoraGfKIbopeDiferença
Os Dias Eram AsssimGlobo22,117,526,3%
Vade RetroGlobo19,415,624,4%
ZorraGlobo25,220,821,2%
FantásticoGlobo25,922,216,7%
Vídeo ShowGlobo12,010,613,2%
Domingão do FaustãoGlobo22,620,013,0%
A Força do QuererGlobo36,132,212,1%
Jornal NacionalGlobo33,330,88,1%
Rock StoryGlobo30,628,67,0%
GuguRecord8,17,49,5%
Dancing BrasilRecord6,46,14,9%
O Rico e LázaroRecord10,19,65,2%
Programa da SabrinaRecord6,26,03,3%
Jornal da RecordRecord7,77,5

2,6%

Hora do FaroRecord9,08,82,3%
Domingo EspetacularRecord9,810,2-3,9%
Programa do RatinhoSBT8,87,911,4%
Carinha de AnjoSBT10,49,68,3%
Programa Silvio SantosSBT10,29,57,4%
SBT BrasilSBT5,95,57,3%
ElianaSBT7,16,92,9%

*Comparativo de audiência, em pontos domiciliares, entre GfK e Ibope, na Grande São Paulo, em maio de 2017

Na média diária, todas as emissoras são maiores no instituto alemão do que no Ibope. Mas a Globo é maior ainda. Tem 12,8% mais público na Grande São Paulo das 7h às 23h59 _18,5 pontos na GfK, contra 16,4 no Ibope. Isso se explica porque o número de televisores ligados na GfK é maior do que no Ibope:

GLOBO É 13% MAIOR NA GFK DO QUE NO IBOPE*

EmissoraGfKIbopeDiferença
Globo18,516,412,8%
Record6,96,39,5%
SBT6,56,08,3%
Band2,82,512,0%
RedeTV!0,60,60%
TV paga10,110,6-4,7%
Total de TVs ligadas51,248,84,9%

*Comparativo de audiência, em pontos domiciliares, entre GfK e Ibope, na Grande SP, das 7h às 24h, em maio de 2017

A GfK mede audiência em 15 regiões metropolitanas do Brasil desde novembro de 2015, mas os dados até hoje não eram divulgados porque estavam passando por ajustes. Em abril, o instituto atingiu todas as exigências de qualidade que se comprometeu a cumprir diante das três redes que patrocinaram sua chegada ao Brasil.

Na média nacional, é a Record que tem maior vantagem na GfK:

NO PAÍS, RECORD TEM 14% A MAIS DE AUDIÊNCIA*

EmissoraGfKIbopeDiferença
Globo18,617,37,5%
Record8,07,014,3%
SBT6,76,36,3%
Band1,91,90%
RedeTV!0,50,50%
TV paga9,59,7-2%
Total de TVs ligadas50,447,07,2%

*Comparativo de audiência, em pontos domiciliares, entre GfK e Ibope, em 15 mercados, das 7h às 24h, em maio de 2017

Apesar de mostrar uma Globo maior do que a do Ibope, a GfK tem a aprovação dos executivos da Record, SBT e RedeTV!. Eles consideram a empresa alemã mais confiável.

Primeiro, pelo tamanho da amostragem (de pouco mais de 6.000 domicílios). Segundo, pela transparência _as emissoras sabem em que bairros estão instalados os medidores de audiência e os problemas pelos quais a empresa passa.

Os executivos da Record, SBT e RedeTV! festejam um "efeito colateral" da chegada da GfK. A concorrência obrigou a família Montenegro, vilanizada pelas emissoras, a vender o Ibope para o grupo inglês Kantar. E, para enfrentar a GfK, a Kantar Ibope teve de fazer ajustes em sua base de medição, elevando para pouco mais de 6.000 nas 15 regiões metropolitanas.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.