GFK VS IBOPE
Reprodução/TV Globo
Fausto Silva no último domingo; programa do apresentador tem ibope 13% maior na GfK
DANIEL CASTRO
Publicado em 20/6/2017 - 6h25
Graças a um investimento de US$ 100 milhões da Record, SBT e RedeTV!, o instituto GfK foi viabilizado no Brasil para provar que os números do Ibope favoreciam a Globo e prejudicavam as demais redes. Os primeiros dados da GfK considerados 100% puros, no entanto, mostram que a Globo é ainda maior do que o Ibope pinta.
Em maio, segundo levantamento obtido com exclusividade pelo Notícias da TV, programas da Globo tiveram audiências até 26% maiores na GfK do que no Ibope. Foi o caso de Os Dias Eram Assim, que passou por ajustes para reverter a baixa audiência. A novela das onze, que teve média de 17,5 pontos no Ibope, registrou 22,1 na GfK, uma marca que a deixaria imune a crises.
Ambos os números são da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a pouco mais de 70 mil domicílios nas duas medições.
Confira a seguir uma comparação entre os números do Ibope e da GfK de 21 programas de Globo, SBT e Record. Em apenas uma atração a audiência do Ibope é maior do que a da GfK:
AUDIÊNCIA DE PROGRAMAS VARIA ATÉ 26%*
Programa | Emissora | GfK | Ibope | Diferença |
Os Dias Eram Asssim | Globo | 22,1 | 17,5 | 26,3% |
Vade Retro | Globo | 19,4 | 15,6 | 24,4% |
Zorra | Globo | 25,2 | 20,8 | 21,2% |
Fantástico | Globo | 25,9 | 22,2 | 16,7% |
Vídeo Show | Globo | 12,0 | 10,6 | 13,2% |
Domingão do Faustão | Globo | 22,6 | 20,0 | 13,0% |
A Força do Querer | Globo | 36,1 | 32,2 | 12,1% |
Jornal Nacional | Globo | 33,3 | 30,8 | 8,1% |
Rock Story | Globo | 30,6 | 28,6 | 7,0% |
Gugu | Record | 8,1 | 7,4 | 9,5% |
Dancing Brasil | Record | 6,4 | 6,1 | 4,9% |
O Rico e Lázaro | Record | 10,1 | 9,6 | 5,2% |
Programa da Sabrina | Record | 6,2 | 6,0 | 3,3% |
Jornal da Record | Record | 7,7 | 7,5 | 2,6% |
Hora do Faro | Record | 9,0 | 8,8 | 2,3% |
Domingo Espetacular | Record | 9,8 | 10,2 | -3,9% |
Programa do Ratinho | SBT | 8,8 | 7,9 | 11,4% |
Carinha de Anjo | SBT | 10,4 | 9,6 | 8,3% |
Programa Silvio Santos | SBT | 10,2 | 9,5 | 7,4% |
SBT Brasil | SBT | 5,9 | 5,5 | 7,3% |
Eliana | SBT | 7,1 | 6,9 | 2,9% |
*Comparativo de audiência, em pontos domiciliares, entre GfK e Ibope, na Grande São Paulo, em maio de 2017
Na média diária, todas as emissoras são maiores no instituto alemão do que no Ibope. Mas a Globo é maior ainda. Tem 12,8% mais público na Grande São Paulo das 7h às 23h59 _18,5 pontos na GfK, contra 16,4 no Ibope. Isso se explica porque o número de televisores ligados na GfK é maior do que no Ibope:
GLOBO É 13% MAIOR NA GFK DO QUE NO IBOPE*
Emissora | GfK | Ibope | Diferença |
Globo | 18,5 | 16,4 | 12,8% |
Record | 6,9 | 6,3 | 9,5% |
SBT | 6,5 | 6,0 | 8,3% |
Band | 2,8 | 2,5 | 12,0% |
RedeTV! | 0,6 | 0,6 | 0% |
TV paga | 10,1 | 10,6 | -4,7% |
Total de TVs ligadas | 51,2 | 48,8 | 4,9% |
*Comparativo de audiência, em pontos domiciliares, entre GfK e Ibope, na Grande SP, das 7h às 24h, em maio de 2017
A GfK mede audiência em 15 regiões metropolitanas do Brasil desde novembro de 2015, mas os dados até hoje não eram divulgados porque estavam passando por ajustes. Em abril, o instituto atingiu todas as exigências de qualidade que se comprometeu a cumprir diante das três redes que patrocinaram sua chegada ao Brasil.
Na média nacional, é a Record que tem maior vantagem na GfK:
NO PAÍS, RECORD TEM 14% A MAIS DE AUDIÊNCIA*
Emissora | GfK | Ibope | Diferença |
Globo | 18,6 | 17,3 | 7,5% |
Record | 8,0 | 7,0 | 14,3% |
SBT | 6,7 | 6,3 | 6,3% |
Band | 1,9 | 1,9 | 0% |
RedeTV! | 0,5 | 0,5 | 0% |
TV paga | 9,5 | 9,7 | -2% |
Total de TVs ligadas | 50,4 | 47,0 | 7,2% |
*Comparativo de audiência, em pontos domiciliares, entre GfK e Ibope, em 15 mercados, das 7h às 24h, em maio de 2017
Apesar de mostrar uma Globo maior do que a do Ibope, a GfK tem a aprovação dos executivos da Record, SBT e RedeTV!. Eles consideram a empresa alemã mais confiável.
Primeiro, pelo tamanho da amostragem (de pouco mais de 6.000 domicílios). Segundo, pela transparência _as emissoras sabem em que bairros estão instalados os medidores de audiência e os problemas pelos quais a empresa passa.
Os executivos da Record, SBT e RedeTV! festejam um "efeito colateral" da chegada da GfK. A concorrência obrigou a família Montenegro, vilanizada pelas emissoras, a vender o Ibope para o grupo inglês Kantar. E, para enfrentar a GfK, a Kantar Ibope teve de fazer ajustes em sua base de medição, elevando para pouco mais de 6.000 nas 15 regiões metropolitanas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.