Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Na ditadura, Chico Anysio contava piadas entre o Jornal Nacional e a novela das oito

Reprodução/TV Globo

Chico Anysio conta piada no Fantástico, em 1974; humorista estreou com stand up na TV em 1971 - Reprodução/TV Globo

Chico Anysio conta piada no Fantástico, em 1974; humorista estreou com stand up na TV em 1971

THELL DE CASTRO

Publicado em 22/4/2018 - 7h12

Formato antigo que voltou com força no humor brasileiro nos últimos anos, o stand up comedy teve um forte representante na Globo no começo dos anos 1970. A emissora exibiu, no improvável horário entre o Jornal Nacional e a novela das oito e em plena Ditadura Militar (1964-1985), um programa de curta duração em que Chico Anysio contava anedotas diretamente ao público. A experiência, no entanto, durou poucos meses.

O stand up comedy, quando um humorista faz seu show sozinho, em pé, é muito popular nos Estados Unidos e teve no Brasil, inicialmente, José Vasconcelos (1926-2011) seu grande representante. Praticamente todos os grandes nomes do humor brasileiro já tiveram bem-sucedidas experiências nesse formato, como Ronald Golias (1929-2005), Costinha (1923-1993), Jô Soares e o próprio Chico.

Contudo, o programa Você Tem Tempo?, com dois minutos de duração, teve vida curta na grade da Globo, entre julho e outubro de 1971.

No Jornal do Brasil de 8 de julho daquele ano, Valério Andrade informava que, além de seu programa mensal Chico Anysio Especial, que havia estreado em 1970, quando o humorista foi contratado pela emissora, Chico fazia uma nova experiência.

"Salvo o prólogo, realizado em cima de cenas retiradas dos especiais, o novo programa vive exclusivamente da mais elementar forma humorística: a anedota. Sentado diante da câmera, olhando de frente para o telespectador, Chico procura a intimidade que os contadores de anedotas sempre criam", explicou.

Chico Anysio no Chico City, em 1973, um dos principais programas da carreira do humorista

O crítico elogiou a atração: "É simples na forma, objetivo e direto, trazendo ao vídeo a velha e popular arte dos piadistas. A comunicação é imediata _é o tipo do programa que, no dia seguinte, dá vontade de contar aos amigos".

No início, Você Tem Tempo?, que ia ao ar às 20h, entre o Jornal Nacional e O Homem que Deve Morrer, estrelada por Tarcísio Meira e Glória Menezes e principal novela da emissora na época, era transmitido simultaneamente apenas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

"Você Tem Tempo? é uma espécie de trailer do tipo de espetáculo que Chico Anysio faz com enorme sucesso no teatro. Só que a Censura obriga à utilização de uma técnica de sugestão subliminar para insinuar o que poderia ser dito com menos limitações no palco. Esse caráter restritivo, por sinal, representa um sério desafio ao talento de Chico Anysio", completou Andrade no JB.

A partir de 12 de setembro, a atração passou a ir ao ar para todo o Brasil. No entanto, apenas um mês depois, saiu do ar para dar lugar a outra atração do humorista, exibida no mesmo horário: o seriado infantojuvenil Linguinha x Mr. Yes. Nesse programa, Chico vivia o herói Linguinha e combatia seu arqui-inimigo Mr. Yes, papel de Luiz Delfino (1921-2005).

Chico Anysio continuou apresentando seu programa mensal até 31 de dezembro daquele ano e, em 1972, teve outra experiência inusitada, Chico em Quadrinhos, atração quinzenal que simulava a dinâmica das histórias em quadrinhos _o que encurtou sua duração, já que, com os recursos da época, dava muito trabalho para ser produzida.

Em 1973, começou a trajetória do Chico City, um dos programas mais famosos do humorista, que ficou no ar até 1980. Nesse mesmo ano, com a estreia do Fantástico, voltou a fazer o formato do Você Tem Tempo?, contando piadas e histórias na revista semanal durante vários anos.

Ainda na Globo, entre outros, também comandou duas versões do Chico Total (1981 e 1996), Chico Anysio Show (1982 a 1990), Estados Anysios de Chico City (1991), O Belo e as Feras (1999) e, claro, todas as versões da Escolinha do Professor Raimundo.

Após participações no Zorra Total e em algumas novelas da Globo, além da produção de dois especiais Chico e Amigos (2009 e 2011), Chico Anysio morreu no dia 23 de março de 2012, aos 80 anos, no Rio de Janeiro (RJ).

Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Mitomaníaco, sem noção ou exibido? 5 vezes que Gui Araujo falou demais em A FazendaDe vendedor de pastéis a diretor de cinema: Por onde anda o elenco de Malhação 2008?Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novela

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas