Memória da TV
Reprodução/TV Globo
Chico Anysio conta piada no Fantástico, em 1974; humorista estreou com stand up na TV em 1971
THELL DE CASTRO
Publicado em 22/4/2018 - 7h12
Formato antigo que voltou com força no humor brasileiro nos últimos anos, o stand up comedy teve um forte representante na Globo no começo dos anos 1970. A emissora exibiu, no improvável horário entre o Jornal Nacional e a novela das oito e em plena Ditadura Militar (1964-1985), um programa de curta duração em que Chico Anysio contava anedotas diretamente ao público. A experiência, no entanto, durou poucos meses.
O stand up comedy, quando um humorista faz seu show sozinho, em pé, é muito popular nos Estados Unidos e teve no Brasil, inicialmente, José Vasconcelos (1926-2011) seu grande representante. Praticamente todos os grandes nomes do humor brasileiro já tiveram bem-sucedidas experiências nesse formato, como Ronald Golias (1929-2005), Costinha (1923-1993), Jô Soares e o próprio Chico.
Contudo, o programa Você Tem Tempo?, com dois minutos de duração, teve vida curta na grade da Globo, entre julho e outubro de 1971.
No Jornal do Brasil de 8 de julho daquele ano, Valério Andrade informava que, além de seu programa mensal Chico Anysio Especial, que havia estreado em 1970, quando o humorista foi contratado pela emissora, Chico fazia uma nova experiência.
"Salvo o prólogo, realizado em cima de cenas retiradas dos especiais, o novo programa vive exclusivamente da mais elementar forma humorística: a anedota. Sentado diante da câmera, olhando de frente para o telespectador, Chico procura a intimidade que os contadores de anedotas sempre criam", explicou.
O crítico elogiou a atração: "É simples na forma, objetivo e direto, trazendo ao vídeo a velha e popular arte dos piadistas. A comunicação é imediata _é o tipo do programa que, no dia seguinte, dá vontade de contar aos amigos".
No início, Você Tem Tempo?, que ia ao ar às 20h, entre o Jornal Nacional e O Homem que Deve Morrer, estrelada por Tarcísio Meira e Glória Menezes e principal novela da emissora na época, era transmitido simultaneamente apenas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
"Você Tem Tempo? é uma espécie de trailer do tipo de espetáculo que Chico Anysio faz com enorme sucesso no teatro. Só que a Censura obriga à utilização de uma técnica de sugestão subliminar para insinuar o que poderia ser dito com menos limitações no palco. Esse caráter restritivo, por sinal, representa um sério desafio ao talento de Chico Anysio", completou Andrade no JB.
A partir de 12 de setembro, a atração passou a ir ao ar para todo o Brasil. No entanto, apenas um mês depois, saiu do ar para dar lugar a outra atração do humorista, exibida no mesmo horário: o seriado infantojuvenil Linguinha x Mr. Yes. Nesse programa, Chico vivia o herói Linguinha e combatia seu arqui-inimigo Mr. Yes, papel de Luiz Delfino (1921-2005).
Chico Anysio continuou apresentando seu programa mensal até 31 de dezembro daquele ano e, em 1972, teve outra experiência inusitada, Chico em Quadrinhos, atração quinzenal que simulava a dinâmica das histórias em quadrinhos _o que encurtou sua duração, já que, com os recursos da época, dava muito trabalho para ser produzida.
Em 1973, começou a trajetória do Chico City, um dos programas mais famosos do humorista, que ficou no ar até 1980. Nesse mesmo ano, com a estreia do Fantástico, voltou a fazer o formato do Você Tem Tempo?, contando piadas e histórias na revista semanal durante vários anos.
Ainda na Globo, entre outros, também comandou duas versões do Chico Total (1981 e 1996), Chico Anysio Show (1982 a 1990), Estados Anysios de Chico City (1991), O Belo e as Feras (1999) e, claro, todas as versões da Escolinha do Professor Raimundo.
Após participações no Zorra Total e em algumas novelas da Globo, além da produção de dois especiais Chico e Amigos (2009 e 2011), Chico Anysio morreu no dia 23 de março de 2012, aos 80 anos, no Rio de Janeiro (RJ).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.