Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

Memória da TV

Multa milionária impediu Silvio Santos de tirar Cid Moreira da Globo em 1997

Reprodução/TV Globo

O apresentador Cid Moreira durante participação especial no Jornal Nacional, da Globo, há três anos - Reprodução/TV Globo

O apresentador Cid Moreira durante participação especial no Jornal Nacional, da Globo, há três anos

THELL DE CASTRO

Publicado em 4/11/2018 - 7h17

Há 21 anos, o "boa noite" mais famoso da televisão brasileira, pronunciado diariamente por Cid Moreira no Jornal Nacional, quase foi parar no SBT. Após a saída de Boris Casoy do comando do TJ Brasil, em junho de 1997, Silvio Santos tentou contratar o veterano da Globo, mas desistiu por causa de uma multa contratual milionária.

Cid Moreira havia comandado o Jornal Nacional durante mais de 25 anos, entre a estreia em 1º de setembro de 1969 e o dia 29 de março de 1996, quando anunciou que deixaria a atração. O telejornal passou por uma grande reformulação depois disso.

Desde então, o apresentador dava expediente na emissora aos domingos, participando da locução e de quadros do Fantástico.

A Folha de S.Paulo de 26 de junho de 1997, em texto de Cristina Padiglione, anunciou que o locutor poderia pintar no canal de Silvio Santos.

"A direção do SBT não parece tão propensa a recorrer a soluções caseiras para definir o destino da cadeira que Boris Casoy deixará vaga no TJ Brasil. E como convém atirar para todos os lados, a lista de cotados inclui o dono do 'boa noite' mais tradicional da TV brasileira", informou a reportagem.

O grande problema foi a multa contratual, que acabou esfriando o negócio. "Moreira não confirma nem nega que teria recebido uma proposta do SBT nos últimos dias. Só reforça que tem contrato com a emissora de Roberto Marinho até 2001 e uma eventual rescisão implicaria multa bem mais alta do que esta que a Record está bancando para tirar Casoy do SBT", dizia o texto.

Dias antes, em 21 de junho de 1997, a mesma Folha de S.Paulo divulgou uma lista de profissionais que teriam sido sondados pelo SBT para a vaga.

reprodução/sbt

O jornalista Hermano Henning substituiu Boris Casoy no TJ Brasil, do SBT, nos anos 1990

Paulo Henrique Amorim, que estava no Jornal da Band e disse que não tinha a menor intenção de romper seu contrato; Chico Pinheiro, que havia sido âncora da Record até 1995 e estava no Bom Dia São Paulo, da Globo; e Lilian Witte Fibe, que apresentava o Jornal Nacional desde 1996, ao lado de William Bonner. Ela foi substituída por Fátima Bernardes no ano seguinte e voltou para o Jornal da Globo.

Dentro do próprio SBT também existiam especulações: Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, do Jornal do SBT, disseram estar satisfeitos com o horário e que teriam que formatar um novo produto se assumissem a bancada. A curiosidade é que isso realmente aconteceu, com o Jornal do SBT/CBS Telenotícias, pouco tempo depois.

Ainda foi sondada Marília Gabriela, que comandava o semanal SBT Repórter e não tinha intenção de voltar ao jornalismo diário _ela havia sido apresentadora do Jornal Bandeirantes nos anos 1980.

Apesar das inúmeras especulações, nenhum dos postulantes ao cargo foi confirmado. Ao contrário dos prognósticos iniciais, o SBT resolveu adotar uma solução caseira e efetivou Hermano Henning na apresentação do telejornal. Sem o mesmo fôlego dos tempos de Casoy, o jornalístico ficou no ar até o dia 26 de dezembro de 1997.

Aos 91 anos, Cid Moreira ainda é contratado da Globo, mas já não aparece no vídeo há algum tempo. Recentes aparições do locutor se deram em 2015, quando relembrou a dupla com Sérgio Chapelin em um bloco do Jornal Nacional, em comemoração aos 50 anos da Globo, e, em 2016, quando leu um trecho da Bíblia no velório das vítimas do acidente aéreo da Chapecoense.


THELL DE CASTRO é jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira (Editora InHouse). Siga no Twitter: @thelldecastro

Leia também

Web Stories

+
Caso Evandro e A Mulher na Janela chegam aos streamings; saiba maisPróximos filmes da Marvel têm Pantera Negra e Os Eternos; confira lista completaAplauso final: Despedida de Paulo Gustavo abala família, amigos e fãsComo fênix, Juliette renasceu dentro do BBB21; relembre a trajetória da finalistaPlanta faz isso? Mesmo sem protagonismo, Camilla chega à final do BBB21

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você gostou dos casais do Power Couple Brasil 5?